Estamos nos despedindo do ano de 2018 e para quem é comerciante chegou a hora de fazer aquela pergunta: Como foi o ano da minha empresa?
É neste momento que se faz uma análise dos principais desafios enfrentados. É também a hora de avaliar as estratégias utilizadas para melhorar a rentabilidade do seu negócio e verificar os resultados obtidos.
E depois de fazer essa análise é importante começar a elaborar o planejamento estratégico para o próximo ano. Se você tem dúvidas de como realizar este planejamento, continue lendo este post. Preparamos 7 dicas essenciais para te ajudar!
O que é um planejamento estratégico?
É definido como um processo contínuo de análise, implementação e acompanhamento das práticas estabelecidas para atingir os objetivos e metas traçados.
Analisar as forças e fraquezas do seu negócio e pontuar com antecedência suas ações para o próximo ano é uma forma de cuidar da “saúde” dos seus negócios.
Para te ajudar nesta tarefa elaboramos um guia do que considerar no momento da sua análise. Confira!
Faça uma retrospectiva de 2018
Aqui é o momento de analisar os objetivos traçados, os resultados alcançados, a relação da sua empresa com o seu cliente e como foi o desempenho da sua equipe.
Faça um diagnóstico do mercado
Examinar o mercado e os fatores internos e externos que afetam o seu negócio ajuda a fornecer insumos necessários para identificar as oportunidades e ameaças que interfiram no crescimento da empresa.
Elabore um programa de ações
Estruturar as ações táticas necessárias é essencial para nortear o que você pretende alcançar para a sua empresa no próximo ano. É importante levar em conta a demanda, o comportamento da concorrência e as pessoas envolvidas no processo de execução dessas metas.
Crie um cronograma
Determinar um calendário é importante para estabelecer metas e os custos envolvidos para alcançar cada uma das ações.
Invista na sua equipe
Para que as ações propostas no planejamento estratégico sejam colocados em prática é preciso envolver os seus colaboradores.
Contrate um sistema de gestão
Esta é a melhor opção para organizar e monitorar todas as suas ações. Investir em um sistema de gerenciamento que atenda às suas necessidades operacionais e fiscais é a melhor opção para simplificar os procedimentos, gerar redução de custos e agilizar o fechamento de novos negócios.
Monitore as ações
Não basta planejar as estratégias, é preciso realizar o monitoramento de cada ação estipulada. Esse monitoramento também possibilita visualizar possíveis mudanças dos objetivos do planejamento.
2019 já está batendo à nossa porta. Sendo assim, não deixe de dedicar um tempo para idealizar as melhores formas de utilizar os recursos disponíveis e conquistar resultados satisfatórios para a sua empresa. Estude o seu negócio e garanta uma maior produtividade e lucratividade.