5 dicas para fazer a sinalização do PDV com qualidade
A sinalização do seu PVD (Ponto de Venda) é talvez uma das partes mais importantes no planejamento da sua loja, já que esse é um fator que estimula a compra do consumidor. Quando o cliente entra em uma loja ele precisa de sinais que o guiem para a seção de produtos que ele procura. Essa sinalização além de auxiliar na experiência do consumidor, pode ser usada para chamar a atenção para a compra de outros produtos. Existem diversos elementos que compõem a sinalização como cartazes, placas, iluminação, lógica de organização das seções, cores e etc. Todos esses recursos devem ser explorados no seu PDV e desenvolvidos pensando na experiência positiva do cliente.
Por isso, no artigo, vamos te dar cinco dicas para fazer a sinalização do PDV com qualidade e aumentar suas vendas.
Conheça seu espaço
Antes de começar a planejar a sinalização da sua loja é necessário que você conheça bem o espaço que tem disponível. Ao saber em detalhes todos os cantos do estabelecimento, onde fica localizado cada seção, os produtos, os stands, você torna mais fácil a definição das sinalizações. Comece criando uma planta da loja com a localização de cada item, identificando em que seção está, para assim, desenvolver as sinalizações que serão obrigatórias para guiar o cliente no momento da compra.
Invista em iluminação
Um ambiente mal iluminado é sinônimo de desmotivação para a compra do consumidor. Ter uma loja com boa iluminação e claridade, é muito importante para que o cliente possa se sentir à vontade e tranquilo para escolher seus produtos. Além disso, a iluminação é um tipo de sinalização, já que ela ajuda na identificação de seções e no reconhecimento do espaço do estabelecimento. Aproveite por completo a iluminação natural da sua loja para economizar energia e invista em luzes que destaquem alguns produtos, como por exemplo, os que são mais vendidos ou itens que estão em promoção.
Atenção nas cores
As cores são pontos fundamentais na sinalização da sua loja. Para o cérebro humano, as cores tem significados, funcionando como referências para a identificação de objetos ou para despertar sensações. Use essa lógica a seu favor como parte da sinalização do seu estabelecimento, para apoiar a experiência de compra do seu cliente. A Psicologia das cores ensina que a utilização de certas tonalidades pode estimular a compra dos consumidores, como o vermelho e amarelo usados em cartazes de promoção para chamar atenção. Ou ainda, o azul usado na placa que indica a seção de produtos de limpeza e o verde para o hortifruti.
Cartazes e placas de preço
Como citamos, os cartazes e placas com preços são a parte mais relevante da sinalização da loja. Uma coisa que irrita o consumidor e pode fazer ele desistir da compra é não encontrar o valor do produto que deseja levar. Por isso, é muito importante que você coloque placas com o preço de todos os produtos oferecidos por sua empresa e essas placas devem estar em destaque e conter as informações corretas, para que o cliente possa identificar o preço exato do item. Outro fator importante são os cartazes das promoções, pois é claro que os produtos com oferta precisam estar em destaque para o consumidor. Invista em placas com cores chamativas e com uma letra bonita e legível.
Lógica na disposição dos itens
A lógica de organização dos seus produtos nas gôndolas também é uma sinalização. Quando o cliente procura por um detergente, por exemplo, ele deve estar na seção de limpeza junto de outros itens da mesma linha. Aliás, não faz sentido uma gôndola que tenha biscoitos, shampoos e bucha de cozinha não é mesmo? Essa lógica ajuda na organização interna do seu estabelecimento e estimula seu cliente a comprar mais, já que ao encontrar o item que ele procura, ele terá ainda acesso a outras opções.
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