Como as fraudes em cartão de crédito podem afetar o seu negócio?
Neste artigo vamos falar dos tipos de fraudes que mais ocorrem no mercado varejista e como você pode proteger a sua loja deste tipo de ação. Confira!
Não é nenhuma novidade que os consumidores estão cada vez mais aderindo ao pagamento de suas compras utilizando um cartão de crédito. Isso porque esta opção de pagamento garante a praticidade para quem quer parcelar as compras e elimina a necessidade de sair de casa com dinheiro na carteira.
Já para o varejista, umas das principais vantagens é a segurança no recebimento. Porém, a popularização deste meio de pagamento no Brasil tem causado algumas discussões devido ao aumento no número de ocorrências de fraudes com o cartão de crédito no varejo. Segundo o último levantamento do Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, o varejo é quarto segmento mais afetado por fraudes.
“Fraude é um ato de má-fé/crime que tem como objetivo enganar outros e assim conseguir propriedade ou serviços dele (a) de maneira imprópria”
Quais são as fraudes mais comuns no varejo?
Abaixo listamos alguns tipos de fraudes de cartão de crédito comuns no mercado. Conheça:
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Clonagem de cartões
Esse é o golpe mais comum. Mesmo com a popularização dos cartões com microchip, o fraudador cria um novo cartão, sem alterar os dados do cartão. A diferença é que o cartão clonado possui uma tarja magnética. Comerciantes que não tem terminais de cobrança atualizados ficam vulneráveis.
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Roubo de dados por malware ou pishing
Hoje o maior desafio do ambiente tecnológico é enfrentar os cibercriminosos (pessoas mal-intencionadas que capturam informações pessoais dos internautas)
As formas mais comuns de ataque são os chamados malwares. São programas maliciosos que roubam dados de acesso a contas bancárias, cartões de crédito e carteiras digitais.
Outra forma de ataque é o uso de mensagens chamadas pishing. O golpe é uma versão digital do famoso “Golpe do contato com as administradoras”. Aqui os fraudadores usam o e-mail, SMS e até mesmo mensagens no WhatsApp, para conseguir informações dos cartões de crédito e realizar compras.
Por isso, o varejista precisa ficar atento às transações realizadas em seu estabelecimento. Compras recorrentes em curto intervalo de tempo, usando o mesmo cartão; valores crescentes e valor de compra muito acima do ticket médio dos seus clientes são alguns sinais que podem indicar fraude.
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Botnets
São softwares maliciosos que são instalados nos computadores para roubar dados. Uma vez instalado, o botnet abre acesso para que vírus e outros programas maliciosos recolham as informações pessoais. Assim o criminoso consegue realizar compras pela internet.
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Uso de cartão por terceiros
O hábito de receber cartões ficou tão comum, que muitas vezes o comerciante não lembra de solicitar ao comprador a verificação do documento de identidade. Isso é um grande problema, pois se uma pessoa tem o costume de salvar suas senhas no celular ou guardar na carteira, caso tenha seus pertences roubados, acabam entregando seus dados para os furtadores.
Por isso, é recomendado sempre solicitar um documento de identificação válido, principalmente em compras de maior valor. Outra prática bastante conhecida é a chamada
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O perigo da POS
A POS é uma maquininha de cartão muito comum em comércios varejistas de pequeno e médio porte. Alguns empresários optam por esta opção devido ao valor de implantação dentro da loja. No entanto, ao mesmo tempo que a POS traz praticidade, ela pode acarretar prejuízos financeiros para o varejista.
Se a loja utiliza essa maquininha o risco de ser vítima de um golpe é alto. Os fraudadores se aproveitam da distração do funcionário para realizar a troca da POS por outra que está configurada para outra conta corrente. Ou seja, o seu cliente efetua o pagamento, mas você não recebe o valor da venda, pois o pagamento é desviado.
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Fique atento ao chargeback!
O chargeback acontece quando o cliente contesta uma compra já faturada no cartão de crédito. Em alguns casos o consumidor age com má-fé, adquirindo um número de mercadorias e após a emissão da nota fiscal, ele cancela a compra. Se o vendedor já tiver despachado a encomenda ele acaba ficando sem receber o valor da venda.
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Sequestro de estoque
Sabia que fraudes com cartões podem ser feitas por concorrentes do seu negócio? É isso mesmo que você leu!
A fim de prejudicar as suas vendas, o concorrente efetua uma compra em grande quantidade de uma mesma mercadoria, bloqueando o seu estoque. Depois a compra é cancelada e sua empresa deixa de vender. No e-commerce essa tática é bastante conhecida.
Como proteger a sua empresa das fraudes?
Você pode perceber que o varejo seja ele físico ou online é muito visado por fraudadores. Nesse sentido, é necessário investir em formas de proteção. Hoje, no mercado a tecnologia pode ser uma aliada dos negócios varejistas. Uma das soluções indicadas é o TEF (inserir link texto TEF).
A ferramenta automatizada traz segurança das informações dos seus clientes e facilita o dia a dia das operações financeiras. Assim, o empresário evita problemas envolvendo o recebimento de cartões.
Outras formas de se prevenir
- Confira os dados das transações realizadas em sua loja.
- Construa uma base de informações dos clientes.
- Tenha o histórico de compras do seu cliente atualizado.
- Invista na conciliação de cartões
TEF Linear
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