7 melhores dicas de gestão de fornecedores para colocar em prática
A gestão de fornecedores nada mais é que uma atividade que tem o objetivo de administrar a cadeia de suprimentos de uma empresa. Muitos pensam que ela termina quando os fornecedores são escolhidos, mas isso não é verdade.
Afinal, com o apoio da tecnologia, as ferramentas de gestão de fornecedores fazem mais do que selecioná-los: ajudam a realizar um bom gerenciamento do relacionamento com eles, além de monitorar as suas atividades.
Em suma, podemos dizer que esse gerenciamento permite obter mais qualidade nos produtos e maior satisfação do cliente, aumentar a competitividade dos preços e ter custos mais baixos.
Não sabe como fazer a gestão de fornecedores de maneira eficiente? Continue a leitura deste artigo e confira nossas dicas!
1. Estabeleça critérios
Antes de qualquer coisa, você precisa estabelecer quais são os critérios que definirão os fornecedores que vão trabalhar com a sua empresa. Nesse momento, você precisa ir além do preço e focar em outros pontos importantes para o seu negócio, tais como:
- condições de pagamento;
- pontualidade na entrega;
- qualidade dos produtos.
Todas essas questões farão toda a diferença na hora de entregar o produto ao consumidor final. Além de o preço ser mais acessível, você também consegue entregar algo realmente de valor e com boa qualidade. Trabalhar com fornecedores de referência pode até se tornar um diferencial para o seu negócio.
2. Faça uma avaliação dos fornecedores
Ao trabalhar com bons fornecedores, você consegue oferecer aos seus clientes um mix de produtos que atenda às suas necessidades. Verifique junto às redes sociais qual é o feedback dos empreendedores que já trabalham com eles. A prova social é uma maneira segura de entender como as pessoas trabalham e se elas costumam entregar aquilo que prometem.
Nesse momento, é importante lembrar que você também precisa agradar seus clientes, portanto, contar com um parceiro de qualidade é fundamental para ter a certeza de que nada dará errado.
Já imaginou seus clientes precisarem de um determinado produto, mas você não conseguir atendê-los pela falta do item no estoque? E o pior, se isso ocorrer porque o fornecedor não cumpriu com o prazo determinado. Esse tipo de situação é inaceitável e faz com que você perca força no mercado.
3. Crie uma relação de amizade
Mostrar aos seus fornecedores que a sua intenção não é apenas de fazer um bom negócio, mas também estreitar o relacionamento entre vocês é fundamental para otimizar a sua gestão. Isso porque não será apenas uma relação de interesse, pois você vai se dispor também a ceder um pouco para que o acordo seja vantajoso para ambos.
Ao criar uma relação de amizade, você perceberá que a confiança aumentará e isso abrirá oportunidades de novas transações ainda mais benéficas para a sua empresa e ter vantagem competitiva sobre a concorrência. Você consegue ter o destaque que precisa para atrair mais clientes.
4. Organize os processos
Sem organizar seus processos, de nada adiantará estabelecer metas e objetivos, pois dessa forma eles não serão atingidos. Todos os setores do seu negócio precisam ter os processos bem definidos para possibilitar que os planos saiam do papel. Isso vai desde a seleção de colaboradores até a escolha dos suprimentos que precisam ser adquiridos.
Por que essa atividade é tão importante? Para possibilitar a realização de uma gestão de fornecedores mais adequada. Dessa maneira, é possível identificar gargalos que estão atrapalhando o desenvolvimento das negociações e, assim, propor pontos de melhoria. Além disso, você conseguirá identificar falhas com antecipação e diminuir os ruídos na comunicação.
5. Compreenda os custos envolvidos
Entender os custos que estão envolvidos na gestão de fornecedores é fundamental para ter sucesso nas negociações e não pode ser deixado para trás. Você não ficará preso apenas ao preço baixo, pois isso não pode ser o fator principal da sua decisão. Nesse momento, também é preciso considerar quais dos seus fornecedores oferecem o melhor serviço ou produtos e têm as melhores condições de pagamento e prazos de entrega.
Produtos com avarias ou defeitos não podem ser aceitos em hipótese alguma em sua empresa, mas se você optou pelo fornecedor mais barato, esse tipo de situação se torna quase que inevitável. Assim, a reputação do seu negócio é comprometida e o número de vendas diminui.
6. Conte com uma carteira diversificada
Assim como nos investimentos, na gestão de fornecedores também não é recomendado colocar “todos os ovos em uma cesta só”. O que queremos mostrar com isso é que você precisa ter à sua disposição outros parceiros que também podem contribuir para o bom desenvolvimento da sua empresa.
Portanto, diversifique a sua carteira. Sempre esteja atento às tendências do mercado, ao que os seus consumidores estão em busca e verifique junto aos seus fornecedores se eles atendem a essas necessidades.
Também é importante saber como negociar com cada um deles. Mostre que está disposto a comprar uma quantidade maior de produtos, caso eles tornem o preço mais acessível. Aos poucos, vocês conseguem alinhar seus interesses e melhorar as negociações.
7. Faça integrações entre setores
A gestão de fornecedores é uma atividade muito importante para toda empresa. Você precisa fazer a integração entre os setores para garantir que os gargalos serão diminuídos.
A equipe de vendas, por exemplo, por mais que não tenha a responsabilidade de cuidar das compras do negócio, precisa informar o setor de compras a respeito de quais são os produtos que tiveram mais e menos saída. Com a integração, tudo pode ser realizado online, sem ruídos na comunicação. Isso otimiza a produtividade da empresa e reduz, ao máximo, as margens de erros.
Por fim, vale destacar que o uso da tecnologia na gestão de fornecedores é indispensável. Um sistema ajudará a tornar as atividades mais rápidas e precisas, possibilitando ao colaborador focar em outras estratégias também importantes para o crescimento do negócio. Sendo assim, procure por uma empresa que oferece soluções integradas e que otimizam os processos internos do negócio.
Para ter mais acesso a conteúdos ricos de informações como este, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.
Comment