Utilize a sazonalidade a favor do seu comércio
Quem trabalha com produtos perecíveis sabe que, dependendo da época, o tempo pode ser seu melhor aliado ou o seu maior inimigo. Por isso, uma das estratégias para garantir a produtividade de seu estoque é apostar na sazonalidade de cada produto em épocas específicas do ano e ficar atento às condições climáticas. No post de hoje, você confere algumas dicas que irão chamar a atenção para essa técnica que deve sempre ser utilizada.
Conheça o seu cliente
Saber o comportamento de seus clientes é essencial para que tenha noção dos períodos em que eles costumam ir em seu estabelecimento. A sazonalidade é subjetiva para cada empreendimento, já que todo ramo de atuação tem sua própria demanda em determinada época do ano, por isso fique atento aos períodos de pico das vendas. Uma das ações recomendadas é elaborar calendários que indiquem os períodos em que seu estabelecimento receberá mais movimento. Assim, você se prepara com mais produtos e funcionários operantes.
Diversifique seus produtos
Supermercadistas e panificadores devem se atentar às disponibilidades de cada produto e suas épocas. É recomendado que quem trabalha com esse tipo de produto, possua uma tabela de períodos do ano em que essas mercadorias se encontram disponíveis. A maior parte de frutas, verduras e legumes tem sua época específica de amadurecimento e reprodução. Essa lista deve estar sempre em mãos para que o planejamento de compras não saia errado. Por exemplo, no mês de janeiro, as frutas que são dessa época do ano são: abacate, ameixa, banana-maçã, caqui, cidra, jaca, kiwi, maçã, mamão, pera, tangerina e uva. Em contrapartida, as frutas de outubro são abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, coco-verde, jabuticaba, laranja-pera, lima, maçã, mamão, nêspera e tangerina. Busque sempre vender aqueles produtos que se encontram em sua época fértil, pois tendo muita oferta no mercado, o preço tende a cair.
Utilize datas especiais
As datas comemorativas são grandes épocas que nunca devem ser ignoradas por donos e administradores de lojas. Não é à toa que muitas delas são responsáveis pelos maiores períodos de vendas no mercado. Por isso, aproveite esses grandes movimentos para preparar promoções e contratar funcionários temporários ou efetivos para darem conta do grande volume de clientes. Foque especialmente nas vendas de fim de ano, esse período é o mais importante do ano.
Utilize planos de contingência
Esse mesmo tópico já foi abordado neste blog no post em que damos dicas de como preparar sua loja para a Black Friday e, aqui, seguimos com a mesma premissa. Como é um período onde há um grande fluxo de pessoas e operações ao mesmo tempo, os donos das lojas devem estar atentos a qualquer tipo de erro que possa acontecer durante as ofertas. O foco é imaginar o que pode dar errado e elaborar planos de ação para resolver aquela situação o mais rápido possível.
O que achou desse post? Nós acreditamos que com essas dicas você lojista estará apto a trabalhar em todas as épocas do ano sem restrições. Aproveite, agora, para conferir 5 dicas para melhorar a exposição dos produtos em sua loja!
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