Entenda a importância dos indicadores de vendas
Um dos principais objetivos de um empresário para seu negócio é ter prosperidade. Para isso acontecer, o lojista deve dispor de algumas técnicas essenciais no mundo dos negócios. Assim como já falamos aqui sobre os indicadores de atendimento, agora é hora de tratarmos de outro assunto muito importante: os indicadores de vendas. Essa será a pauta de hoje. As métricas, se aplicadas corretamente, podem ser o diferencial para o seu estabelecimento fortalecer as vendas. Então, confira os principais fatores para você ficar atento na hora de verificar os lucros!
O que são os indicadores de vendas?
Primeiro de tudo, precisamos explicar o que são esses dados tão importantes. Os indicadores por si podem ser denominados pelos KPIs (Key Performance Indicators – Indicadores Chave de Performance). Essas informações são essenciais para a captação e avaliação das informações. Isso porque em sua construção, os KPIs são aqueles pontos que trarão resultados significativos. Lembre-se que definir uma grande quantidade de KPIs nem sempre é recomendado, já que pode demandar tempo e causar uma grande confusão de informações.
Assim, cada empresa possui seus próprios indicadores que irão oferecer resultados para suas diferentes demandas. Normalmente, esse processo é realizado por meio de um sistema de gestão desenvolvido especialmente para o seu ramo de atuação. Conheça as vantagens aqui.
Qual a importância deles?
As informações providas dos indicadores possuem um papel essencial na administração dos gestores e colaboradores. Os dados servem para mostrar qual caminho seguir e quais estratégias estão dando certo ou precisam de alteração. Assim, gerando mais integração nas atividades exercidas por eles. Além disso, os gestores têm a capacidade de acompanhar o desempenho dos vendedores, melhorar a equipe de vendas, definir metas atingíveis e provisões efetivas.
Quais são os principais indicadores?
Para indicadores de venda, aqui estão alguns exemplos que podem ser selecionados:
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Número de leads gerados
Os Leads são os clientes em potencial. São aqueles que se interessam pela sua empresa e que devem ser captados para se tornarem clientes. É interessante criar um indicador para essa categoria porque assim você consegue destacar o número de Leads gerados e mensurar se as campanhas de captação estão sendo efetivas.
Com esse controle, você conseguirá observar as ações de topo, meio e fundo de funil. Assim podendo elaborar intervenções e melhorias. Busque os dados de potenciais clientes por meio de ferramentas que armazenem visitas em seu site/blog, conteúdos baixados, inscrições em eventos e cadastros.
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Número de leads qualificados
Os leads qualificados são aqueles que estão abastecidos com as informações necessárias para que ele tome a decisão de compra. Por isso, você deve investir na nutrição dos leads para que a equipe de vendas consiga um bom número de conversão. Durante os estágios do Funil de Vendas, essas importantes peças para a empresa estarão capacitadas a tomarem uma decisão juntamente com a equipe de vendas.
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Ticket médio
O Ticket Médio indica o comportamento de seus clientes com a marca. Esse dado relata o gasto médio por pedido de cada cliente. É um dos principais indicadores de venda, porque está ligado diretamente ao faturamento.
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Custo de Aquisição de Cliente (CAC)
O CAC é um indicador que mostra todo o investimento feito para que um lead se torne um cliente. Para mensurar esse ponto, levante todo os dados financeiros voltados para a aquisição de clientes. Isso vale tanto para campanhas de marketing como para gastos a efetuação da venda.
É interessante utilizar essa métrica porque assim você percebe se está valendo a pena ou não alguma estratégia de captação. Ou seja, se o CAC estiver maior que o Ticket Médio, a empresa está no prejuízo.
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Taxa de conversão
A taxa de conversão é um dos pontos-chave para sua empresa. Isso porque essa informação mostra a capacidade da sua equipe em transformar as oportunidades geradas em vendas efetivadas.
Como mensurá-los?
Estabeleça os objetivos que sua empresa quer atingir em curto, médio e longo prazo. Isso servirá para consultas durante todo o processo. Depois disso, estude os pontos fortes e fracos da empresa e da equipe de vendas. Veja quais são os principais desafios a serem superados e implemente os KPIs de acordo com sua análise.
Acompanhe os resultados
Essa parte é crucial como todo o resto do processo. Com esse acompanhamento você analisa se todo seu esforço com a equipe de vendas valeu a pena. Com os indicadores de vendas, a empresa consegue seguir um rumo visando o lucro e a expansão. Existem muitas outras métricas que podem ser aplicadas e isso vai de acordo com a necessidade de seu estabelecimento.
Esperamos que tenham gostado do post de hoje. Agora, saiba se está oferecendo os produtos certos para seu cliente.