Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
Marketing, Planejamento Estratégico, Tendências

Marketing sensorial: você conhece bem?

24 de março de 2020 by Departamento de Marketing

O Marketing sensorial é uma estratégia de atração, que utiliza dos cinco sentidos humanos, visão, olfato, audição, paladar e tato, para estimular e despertar o interesse dos consumidores. Pode parecer que não, mas cada um desses sentidos influência na decisão e experiência do cliente e por isso, devem ser usados a favor do seu negócio. O ser humano é movido por estímulos e sensações, que podem ser usados pelo marketing como parte de uma estratégia de atração.

Então, no artigo de hoje, vamos entender como esses sentidos atuam na consciência humana e como eles podem auxiliar na fidelização e aumento das vendas da sua empresa.

Como atuam os cinco sentidos no marketing?

Sabe quando a gente ouve uma música ou come alguma coisa que lembra um lugar, pessoa ou sensação? Esses sentimentos nostálgicos são muito importantes na construção da nossa história e personalidade. No seu negócio, você pode usar a estratégia do marketing sensorial, para criar esse tipo de experiência e identificação com o seu cliente. Saiba como utilizar cada um dos cinco sentidos humanos, para beneficiar as vendas da sua empresa.

Visão

Talvez dos cinco sentidos, a visão seja a mais fácil de explorar, já que a própria organização das gôndolas e o ambiente da sua loja, é um atrativo para o consumidor. Todos os elementos visuais como cartazes de promoção, placas indicativas, decoração e a disposição dos produtos, devem ser pensados para chamar a atenção. No varejo, as cores também devem ser usadas, para associação de itens. Use imagens para promover sua marca e criar identificação.

Olfato

O olfato é um sentido muito poderoso, que pode definir se um ambiente é ou não agradável. Odores podem ser um atrativo, mas também podem ser um incômodo. Então, além de manter a sua loja com um cheiro adequado para o espaço, invista nos aromas dos seus produtos, para motivar o consumo do cliente. Uma estratégia muito usada nos supermercados são as famosas amostras, como por exemplo o café, que tem um cheiro atraente e pode incentivar o consumidor.

Audição

Música ambiente é sempre um atrativo. As canções têm muito poder sobre o humor e os hábitos das pessoas. Quando o cliente vai comprar algo, quer ter a melhor experiência possível e o som pode ajudar a tornar menos monótona essa atividade. Mas, não basta apenas colocar uma playlist qualquer. Analise seu público-alvo e escolha as músicas de acordo com suas características e horários do dia (manhã, tarde e noite). 

Paladar

O paladar pode ser bem explorado por supermercados e padarias. Clientes, muitas vezes, não se sentem seguros em adquirir novos produtos, por não terem certeza da qualidade. No caso de bebidas e alimentos, a estratégia de oferecer degustações aumenta as chances de vendas e propõe uma experiência diferente.

Tato

Os consumidores geralmente tem a necessidade de tocar e sentir os produtos. Ter um bom layout nos pontos de venda é o primeiro passo para gerar esse interesse. Itens com formatos e cores chamativas, com certeza fazem com que os clientes queiram pegar, para sentir a textura e o peso. Existem certos tipos de alimentos como as frutas, que precisam serem pegas para indicar se estão boas para consumo e é aí que o cliente atesta a qualidade dos seus produtos.

Esperamos que com o post de hoje, você possa ter entendido um pouco mais sobre essa grande oportunidade de proporcionar a melhor experiência para o seu consumidor. Quer aprender mais sobre estratégias de marketing para a fidelização de clientes? Acesse este post e descubra o que é Shopper Marketing.

Para ficar por dentro de todas as novidades que publicamos em nosso blog, assine nossa newsletter e não perca nenhum novo conteúdo.

Tags  
Marketing
  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

Linear participa de primeiro Fórum das Centrais

13 de agosto de 2019

Como automatizar processos e em quais setores fazer a automação?

22 de abril de 2019

Transformação digital: uma obrigação da sua empresa?

19 de dezembro de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Gerenciamento por categorias: como fazer?
    20 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados