Tudo que você precisa saber para prevenir perdas no seu negócio
Todo negócio precisa se preparar e desenvolver estratégias, para prevenir perdas. Mas, nem todo empresário dá a devida atenção para essa importante medida, que pode evitar que sua empresa fique no vermelho no final do mês. Para cuidar dos resultados do seu estabelecimento, é preciso pensar em todos os detalhes que fazem diferença no seu lucro e o controle dos seus produtos é parte fundamental desse planejamento.
Dessa forma, nesse artigo, vamos te dar informações sobre como prevenir perdas no seu negócio e evitar ficar em déficit.
Identifique de onde vêm as perdas
O primeiro passo necessário para a prevenção de perdas é apontar o que causa e de onde vêm essas perdas de produtos na sua loja. No geral, elas acontecem nos processos internos, seja na perda de itens vencidos, ou até em furtos, dependendo do acesso de pessoas fora da empresa ao estoque. O importante é que você consiga identificar em que parte do processo, entre a entrega dos fornecedores até chegada ao cliente, mais causa a perda de produtos.
Organize seu estoque
É fundamental na estratégia de prevenção, que o seu estoque seja sistematizado e que sua gestão esteja alinhada. Muitos itens são perdidos por falta de organização e de um método, que garanta o destino adequado de todos eles. Um grande exemplo nesse caso é a disposição incorreta de produtos nas gôndolas, como colocar itens que precisam de refrigeração fora de geladeiras ou freezers.
Tenha inventários
Para ter controle do seu estoque e evitar ao máximo as perdas, você precisa ter inventários, para documentar a entrada e saída de produtos. Deixe uma pessoa que trabalha no estoque responsável para fazer os inventários, que podem ser semanais, mensais e até semestrais, dependendo das necessidades da sua loja. Essas informações são um indicativo muito importante, para que você identifique os erros no processo e possa definir as soluções de prevenção de perda.
Treine seus funcionários
Tenha uma equipe qualificada, que conheça seus produtos e que seja capacitada para por em prática seu plano de prevenção de perdas. Ao definir suas estratégias, elas devem estar alinhadas com os seus funcionários, para que eles entendam a importância da implantação dessas ações e para que eles (que estão presentes na rotina da loja) possam te ajudar a detectar novos problemas.
Use a tecnologia para controlar o estoque
A tecnologia é sempre uma grande aliada na otimização de processos nos negócios. No controle de estoque não é diferente. Ao automatizar os processos, você economiza tempo, evita erros e pode ter total controle de entrada e saída de produtos.
Assim, fica nítida a importância de se investir no controle e organização dos seus produtos, para prevenir perdas, que podem impactar no seu lucro. Não existe forma de evitar totalmente a perda de itens, mas existem métodos para diminuir esses prejuízos, com estratégia inteligente que podem prevenir grandes danos.
Aproveite e conheça as soluções que a Linear Sistemas desenvolve para o varejo! Siga a gente no Instagram e fique por dentro de tudo que acontece na Linear.