Precificação de produtos: Você conhece bem?
A precificação de produtos é uma prática muito importante para o seu negócio, podendo ser um diferencial e um atrativo para os clientes. Para definir o preço final de um produto, é necessário estratégia e planejamento, que resultem em um valor que chame a atenção dos consumidores, mas que garanta o lucro da sua empresa. É preciso que você analise vários fatores antes de chegar ao preço final, já que não adianta ter preços muito baixos ou muito altos, que no final das contas não gere ganhos financeiros.
Então, vamos te ajudar a entender o que é precificação de produtos e como ela é importante para o seu negócio.
O que é precificação de produtos?
A precificação de produtos é uma estratégia, que tem como objetivo definir o preço final dos produtos ofertados na sua loja, chegando a um valor que o torne competitivo em relação a concorrência e ao mesmo tempo garanta lucro. Com essa estratégia, você pode alcançar aumento nas vendas e a fidelização e satisfação dos clientes.
Como fazer?
A primeira coisa é conhecer suas despesas, para que seu ganho seja suficiente para cobrir esses custos. Não adianta definir um preço para um produto, que não cubra os gastos que ele gera. Então, coloque na ponta do lápis o valor que você vai gastar para vender esse produto (fornecedor, funcionários, conta de luz e água e etc), para chegar ao valor ideal. O segundo passo é a margem de lucro, já que apenas cobrir as despesas não é suficiente. Na sua precificação é necessário calcular uma margem, para que você tenha um rendimento de acordo com o objetivo do seu negócio. Outro fator relevante é levar em consideração o mercado. Ter preços muito diferentes da concorrência nem sempre é positivo, já que produtos muito abaixo do preço médio podem atrair clientes, mas não cobrirem os gastos e preços muito altos tem o efeito contrário e podem afastar os cliente e encalhar o estoque.
Saiba qual seu regime tributário
Regime tributário são leis que indicam quais os tributos uma empresa precisa pagar para o governo. No Brasil, existem três regimes tributários, o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real e toda empresa deve se encaixar em um deles. É fundamental que você saiba em detalhes o seu regime tributário, para fazer a precificação dos produtos. O preço final do produto deve levar em consideração os impostos que serão pagos e esse valor tem que estar incluído no processo que calcula os gastos para a venda do produto.
Defina seu ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio parte da ideia de achar o valor ideal de um produto, que atenda as necessidades da sua empresa e do cliente. O preço final de um item deve ser chamativo para o consumidor, mas gerar lucro para o negócio. A precificação atua exatamente como um conjunto de ações para se chegar a esse preço ideal.
Monitore todas as variáveis
Como já citamos, é muito importante que você selecione bem seus produtos e fique atento aos custos que ele gera, para definir o preço final. O que pode mudar o valor dos itens é o custo variável, que são os gastos que se alteram de acordo com o volume de venda da loja. Por isso, é preciso acompanhar essas variações e calcular novamente o valor dos produtos, conforme as mudanças.
Viu só o quanto a precificação de produtos é importante para manter o seu negócio forte no mercado? Estude suas opções e coloque essa estratégia em prática. Você verá que os resultados aparecerão em breve.
Por falar em resultados, aproveite que está por aqui e entenda como fazer o controle de prazo de validade dos produtos!