Confira 5 dicas para melhorar o fechamento de caixa no seu negócio
O fechamento de caixa é uma prática obrigatória na rotina de todos os negócios e é uma tarefa muito relevante para o financeiro. Esse processo é a conferência dos valores que entram e saem do PDV, para garantir que esse valor em caixa corresponda às vendas do dia. É necessário ter muito cuidado e atenção nessa ação, já que você está lidando com o capital financeiro da sua empresa. O menor erro nesse processo pode gerar um impacto negativo no seu saldo final e muita dor de cabeça para solucionar os problemas. Você precisa estar atento à legislação, as regras e aos detalhes do processo, para evitar prejuízos. Atualmente existem softwares que otimizam e simplificam o fechamento de caixa, deixando esse processo mais rápido e protegido de erros.
Então, no artigo de hoje, vamos te dar cinco dicas para melhorar o fechamento de caixa no seu negócio.
Conferir valores
O objetivo do fechamento de caixa é garantir que o fluxo de dinheiro que sai e principalmente que entra, esteja de acordo com as vendas. Ao longo do dia, muitas formas de pagamento são efetuadas e as feitas no dinheiro, podem causar divergências no fechamento do caixa. Por isso, é muito importante que você confira os valores disponíveis no PDV, para ter o controle total do dinheiro que gira na sua empresa.
Atenção ao abrir o caixa
A principal atividade para evitar diferenças de valores no seu fechamento de caixa, é conferir os valores ainda na abertura, no inicio do dia. Você precisa saber exatamente com qual fundo de troco (reserva de dinheiro para troco) que seu PDV está iniciando, para poder subtrair esse valor do saldo final.
Registrar valores
Todos os valores que entrarem e saírem do seu caixa devem ser registrados. As operações no caixa precisam gerar um comprovante, que será organizado e preservado pelo operador e ao final do expediente, esses comprovantes serão usados como base para o fechamento do caixa. É impossível ter o controle do PDV, se as operações não forem categorizadas e lançadas. Separe os comprovantes por categorias, como os pagamentos feitos por dinheiro, cartão, cheque ou ticket.
Conciliador de cartões
Um dos principais aliados no fechamento do caixa é o conciliador de cartões. Todas as ações que citamos anteriormente são feitas automaticamente pelo conciliador, em vendas efetuadas por cartões. Ele registra e padroniza os pagamentos, além de descontar automaticamente os impostos e taxas da transição. Assim, além de você ter o controle das entradas, tem listada todas as informações da sua venda e garante precisão no seu fechamento de caixa.
Sistema ERP
Ter um sistema ERP é fundamental para que você tenha sucesso no fechamento de caixa. O software vai separar as informações da sua venda, de acordo com a forma de pagamento, assegurando que nenhum erro passe despercebido. Após a conferência, ele ainda gera um relatório sobre o fluxo do seu caixa, o que ajuda no seu levantamento de dados.
Se você quer saber um pouco mais sobre como escolher o software perfeito para o seu negócio, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Teremos imenso prazer em entender as suas necessidades e oferecer as melhores soluções para suprir todas elas.