Tudo que você precisa saber sobre estratégias de preço psicológico
As estratégias para convencer o cliente a comprar são fundamentais no espaço da sua loja e o preço psicológico é uma dessas ações com o objetivo de aumentar suas vendas. Mas a dúvida de muitos varejistas é entender o que é o preço psicológico, como ele vai ajudar a vender mais e como aplica-lo na rotina do estabelecimento. Essas são questões importantes, pois é necessário entender a finalidade dessa estratégia e como ela irá auxiliar seu negócio, antes do investimento. O preço psicológico pode estar presente em diversos setores e a forma como ele é aplicado, vai influenciar diretamente no interesse de compra do cliente.
Por isso, no post de hoje, vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre as estratégias de preço psicológico.
O que é preço psicológico?
A precificação é um processo obrigatório em todo negócio, porque obviamente é preciso determinar um valor para o produto ou serviço oferecido. É nesse momento que a estratégia do preço psicológico deve ser desenvolvida, com o objetivo de atrair o interesse do público com um preço que represente custo-benefício. Por definição, o preço psicológico é a associação que o cliente faz entre o preço do item e o benefício que ele oferece. A principal estratégia é o famoso centavo a menos (9,99 ao invés de 10,00), para quebrar os valores e criar essa impressão de um preço vantajoso.
Como aplicar?
Agora que você entendeu melhor o que é o preço psicológico, vamos listar as principais ações para aplicar essa estratégia na rotina do seu negócio.
Ancoragem de preço
A ancoragem de preço é a criação da assimilação de que um produto tem um preço justo em comparação a outros itens semelhantes. Coloque na mesma gôndola produtos similares, mas destaque os itens mais baratos, para que o consumidor entenda que o produto mais caro tem uma qualidade elevada, porém existem outras opções com preço mais em conta.
Um centavo a menos
A principal ação do preço psicológico é o centavo a menos. Pode não parecer quando pensamos racionalmente, mas um produto precificado em 19,99 desperta muito mais interesse do que colocar 20,00. Esse centavo a menos funciona na cabeça do consumidor como uma vantagem no valor final e estimula a compra de mais produtos.
Destacar ofertas e parcelas
Outra ação é promover ofertas, destacando a vantagem que o cliente vai ter e o valor do produto parcelado. É muito comum no varejo placas com produtos em oferta, que abaixaram de um preço x para um preço y. Essas placas são ótimos incentivos para que os clientes comprem o produto, já que mesmo não precisando, ele entende que não pode perder a oportunidade dessa oferta. Para produtos parcelados é interessante destacar o valor da parcela, criando a ilusão que o item sairá mais em conta.
Preço por quantidade
O preço por quantidade faz com que o cliente consuma mais para economizar. Como isso é possível? Esse é o famoso leve 3 por 2, ou seja, o consumidor vai comprar três produtos com o preço de dois. Oferecer para o seu cliente vantagens na compra, desperta o interesse dele, mesmo que não precise daquele produto.
Atenção com a estratégia
É importante deixar claro que o preço psicológico não pode enganar o seu cliente. Apesar do objetivo da estratégia ser a criação de uma ilusão de vantagem com o preço oferecido, o valor precisa condizer com a realidade. O processo de precificação deve ser feito por meio de cálculos baseados em impostos, custos, mão de obra e etc, e só assim, ser aplicado as estratégias que citamos acima, sem interferir no seu lucro e no bolso do consumidor.
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