Saiba como melhorar a gestão de compras do seu negócio
Para o varejo, a gestão de compras é uma atividade que gera grandes desafios, já que é necessário comprar produtos de acordo com a demanda do negócio. As estratégias precisam estar bem alinhadas, para que seu estoque corresponda às necessidades dos clientes e para que não falte nenhum item. A palavra de ordem para essa ação é organização. Sem organização, não é possível fazer uma boa gestão de compras e garantir que seu estoque esteja preparado. Lembre-se, os seus produtos representam seu capital financeiro e compras mal feitas refletem diretamente no estoque e consequentemente no seu lucro final.
Nesse sentido, no artigo de hoje, vamos apresentar ações para melhorar a gestão de compras do seu negócio.
Olhe para a situação atual
Primeiramente, para melhorar sua gestão de compras, é preciso olhar para a situação atual e identificar o que tem dado certo e o que tem dado errado. Ao analisar sua gestão, fica mais fácil entender os pontos fortes e fracos e criar um planejamento para melhorar o desempenho. Converse com os responsáveis pelo setor de compras, para criar uma perspectiva realista do seu estoque e desenvolver estratégias junto a seus colaboradores, que otimizem a sua gestão.
Elabore um plano
Como citamos anteriormente, ter planejamento é parte fundamental do processo. Após identificar os sucessos e fracassos da sua gestão de compras, é chegado o momento de elaborar um plano de ação. Identifique os pontos que devem ser melhorados e os que já estão dando certo e crie estratégias que correspondam à realidade do seu negócio e que poderão ser aplicadas no setor de compras. É fundamental promover mudanças que realmente irão impactar e gerar resultados positivos na sua gestão de compras.
Tenha fornecedores confiáveis
Um parte muito importante na gestão de compras é a escolha e relação com os seus fornecedores. Ter fornecedores com produtos de qualidade, bons preços e prazos de pagamento e pontualidade nas entregas, melhoram a sua gestão em cem por cento. Crie uma relação de parceria com os seus fornecedores e faça com que entendam a importância deles para o sucesso do seu negócio. Verifique se os atuais fornecedores da sua empresa correspondem a essas necessidades e pesquise opções no mercado.
Registre
Do mesmo modo que ter um plano de ação é necessário para otimizar sua gestão de compras, registrar todas as ações do processo também é fundamental. Em primeiro lugar, registre todas as saídas e entradas da sua loja, para poder definir a quantidade de cada item. O único jeito de saber quantos produtos comprar é observar o giro desses itens no estabelecimento. Além disso, os registros servem para o controle de estoque, já que nele ficam disponíveis todas as informações dos itens, como data de vencimento, preço base, número de identificação e etc.
Prepare sua equipe
Sua equipe de compras precisa estar preparada para lidar com a rotina de gestão. Faça com que seus colaboradores se envolvam em todas as etapas do processo e que se comuniquem com outros setores. Organização e uma equipe bem treinada são peças chaves para o sucesso da sua gestão de compras.
Sistema de gestão
Ter um bom sistema ERP ajuda na otimização de diversas tarefas na sua empresa e com a gestão de compras não é diferente. Com um software você pode padronizar processos, ter todos os registros em um mesmo lugar e fazer uma análise segura das ações que estão sendo executadas no processo de compra.
Gostou do nosso post? Então, inscreva-se em nossa newsletter e receba mensalmente o seu e-mail uma seleção de conteúdos que vão te ajudar a melhorar ainda mais os processos do seu estabelecimento. Agora, confira 4 dicas para a checklist de manutenção na gestão do seu estabelecimento.