Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
Compras, Gestão

Saiba como melhorar a gestão de compras do seu negócio

27 de agosto de 2020 by Departamento de Marketing

Para o varejo, a gestão de compras é uma atividade que gera grandes desafios, já que é necessário comprar produtos de acordo com a demanda do negócio. As estratégias precisam estar bem alinhadas, para que seu estoque corresponda às necessidades dos clientes e para que não falte nenhum item. A palavra de ordem para essa ação é organização. Sem organização, não é possível fazer uma boa gestão de compras e garantir que seu estoque esteja preparado. Lembre-se, os seus produtos representam seu capital financeiro e compras mal feitas refletem diretamente no estoque e consequentemente no seu lucro final.

Nesse sentido, no artigo de hoje, vamos apresentar ações para melhorar a gestão de compras do seu negócio.

Olhe para a situação atual

Primeiramente, para melhorar sua gestão de compras, é preciso olhar para a situação atual e identificar o que tem dado certo e o que tem dado errado. Ao analisar sua gestão, fica mais fácil entender os pontos fortes e fracos e criar um planejamento para melhorar o desempenho. Converse com os responsáveis pelo setor de compras, para criar uma perspectiva realista do seu estoque e desenvolver estratégias junto a seus colaboradores, que otimizem a  sua gestão.

Elabore um plano

Como citamos anteriormente, ter planejamento é parte fundamental do processo. Após identificar os sucessos e fracassos da sua gestão de compras, é chegado o momento de elaborar um plano de ação. Identifique os pontos que devem ser melhorados e os que já estão dando certo e crie  estratégias que correspondam à realidade do seu negócio e que poderão ser aplicadas no setor de compras. É fundamental promover mudanças que realmente irão impactar e gerar resultados positivos na sua gestão de compras.  

Tenha fornecedores confiáveis

Um parte muito importante na gestão de compras é a escolha e relação com os seus fornecedores. Ter fornecedores com produtos de qualidade, bons preços e prazos de pagamento e pontualidade nas entregas, melhoram a sua gestão em cem por cento.  Crie uma relação de parceria com os seus fornecedores e faça com que entendam a importância deles para o sucesso do seu negócio. Verifique se os atuais fornecedores da sua empresa correspondem a essas necessidades e pesquise opções no mercado.

Registre

Do mesmo modo que ter um plano de ação é necessário para otimizar sua  gestão de compras, registrar todas as ações do processo também é fundamental. Em primeiro lugar, registre todas as saídas e entradas da sua loja, para poder definir a quantidade de cada item. O único jeito de saber quantos produtos comprar é observar o giro desses itens no estabelecimento. Além disso, os registros servem para o controle de estoque, já que nele ficam disponíveis todas as informações dos itens, como data de vencimento, preço base, número de identificação e etc.

Prepare sua equipe

Sua equipe de compras precisa estar preparada para lidar com a rotina de gestão. Faça com que seus colaboradores se envolvam em todas as etapas do processo e que se comuniquem com outros setores. Organização e uma equipe bem treinada são peças chaves para o sucesso da sua gestão de compras.

Sistema de gestão

Ter um bom sistema ERP ajuda na otimização de diversas tarefas na sua empresa e com a gestão de compras não é diferente. Com um software você pode padronizar processos, ter todos os registros em um mesmo lugar e fazer uma análise segura das ações que estão sendo executadas no processo de compra.

Gostou do nosso post? Então, inscreva-se em nossa newsletter e receba mensalmente o seu e-mail uma seleção de conteúdos que vão te ajudar a melhorar ainda mais os processos do seu estabelecimento. Agora, confira 4 dicas para a checklist de manutenção na gestão do seu estabelecimento.

Tags  
comprasGestãootimizar
  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

Ideias criativas do dia das mães para que seu supermercado venda mais

7 de abril de 2020

Saiba como implantar o NFC-e em sua loja

15 de julho de 2019

Fatores que incentivam a compra online

15 de abril de 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Gerenciamento por categorias: como fazer?
    20 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados