Conheça as tendências no consumo de higiene e beleza
Não tem jeito, o Brasil é um país com costumes que incentivam muito a vaidade e o cuidado pessoal. Dados apontam que os brasileiros são os mais vaidosos do mundo, principalmente quando o assunto é o cuidado com a pele e o cabelo. Segundo a Euromonitor International, pesquisas apontam o Brasil como o quarto maior mercado de cosméticos e produtos de higiene. Para os supermercados esses são indicativos que mostram a importância do setor de cosméticos e como esses produtos são essenciais para os consumidores. É necessário investimento em diversidade de produtos, ações para melhorar a compra nessa seção e oferecer uma experiência positiva para o seu cliente.
Por isso, nesse artigo, vamos te mostrar as principais tendências no consumo de higiene e beleza.
Pandemia
A pandemia do coronavírus promoveu uma série de mudanças nos hábitos e costumes dos brasileiros. Se antes as pessoas já investiam em produtos de higiene e beleza por vaidade ou necessidade, agora alguns desses itens se tornaram fundamentais para garantir a segurança e proteção contra o coronavírus. Dessa forma, é importante investir nesse momento em produtos como álcool em gel, sabonetes, papel higiênico, máscaras e lenços umedecidos. Esses itens são obrigatórios para qualquer supermercado e apresentaram aumento nas vendas durante a pandemia, devendo permanecer na rotina das pessoas mesmo após esse período.
Variedade de produtos
A variedade de produtos deve ser muito bem pensada para chamar atenção de todo o seu público. Tenha seções separadas de produtos femininos e masculinos, já que esses dois públicos consomem itens diferentes. Invista em produtos específicos como shampoos para diferentes tipos de cabelos. Quanto mais variedade de itens, mais você estimula o consumidor a comprar. Outro ponto importante é oferecer produtos diferentes dos tradicionais, para apresentar novas opções para os seus clientes.
Marketing sensorial
O Marketing sensorial é fundamental no setor de higiene e beleza. Primeiro porque a embalagem desses produtos é decisiva para a escolha do cliente, que geralmente, opta por itens com um visual mais limpo. Por isso, invista na organização desses produtos nas gôndolas, criando um ambiente limpo, claro e aconchegante, além de apostar em cores mais leves. O segundo motivo é o olfato, já que o ponto chave da maioria dos produtos de higiene e beleza é o cheiro. Promova experiências que estimulem a compra por meio do cheiro, como por exemplo, amostra grátis dos seus produtos.
Promoções
As promoções são sempre um atrativo para o consumidor e com os itens de higiene e beleza não é diferente. As principais promoções procuradas pelos clientes são os de pague um leve dois muito comuns nesse setor. Brindes também são relevantes e podem estimular a compra. O importante é investir em boas condições de vendas, para que seu consumidor sinta que está tendo vantagens e compre mais.
Itens essenciais
Como já citamos anteriormente, a pandemia promoveu alguns itens de higiene e beleza a produtos essenciais, mas existem outros itens fundamentais para o seu supermercado. Desodorantes, shampoos, protetor solar e cremes são alguns dos produtos obrigatórios na sua loja, que sempre tem procura pelos consumidores. Valorize esses itens e ofereça boas condições de compra para fidelizar seus clientes.
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