Tipos de fraude em cartão de crédito que podem acontecer na loja
Você conhece os tipos de fraudes em cartão de crédito mais comuns? Entender cada fraude é o primeiro passo para se proteger. Assim fica mais fácil compreender a fragilidade operacional que dá margem à essas fraudes financeiras e aprimorar sua segurança para evitar prejuízos.
- Substituição do POS
Uma das fraudes mais comuns é a troca de máquinas em estabelecimentos comerciais. Nessa fraude, o POS é substituído sorrateiramente pelo golpista por um POS semelhante, porém com a destinação de conta para outra pessoa, isto é, a conta do golpista.
Essa fraude pode acontecer com ou sem a ajuda de um funcionário do próprio estabelecimento comercial. Quando ocorre sem a colaboração do operador de caixa ou de outro funcionário, o fraudador se aproveita de um momento de distração para substituir a “maquininha” da empresa pela dele. Assim, sua loja fica sem receber as vendas, porque todas as transações vão para a conta do fraudador.
- Falso comprovante de pagamento
Essa fraude é mais comum em lojas que comercializam produtos com alto valor agregado. Nessa fraude, o golpista realiza a compra do produto no caixa e uma nota é gerada para a retirada do produto. Neste momento, com ajuda de algum funcionário mal-intencionado, a venda é cancelada e um falso comprovante de pagamento é gerado.
Geralmente essa fraude demora a ser descoberta, porque muitas empresas não têm o costume de conferir os cancelamentos diários. Quando descobrem no fechamento do final do mês, já é tarde demais para fazer algo a respeito. Ter um processo diário de conferência de vendas facilita a perceber os cancelamentos e assim evitar prejuízos.
- “Saque no POS”
Acontece quando há a troca de dinheiro pelo valor em cartão passado na máquina, como se o varejista fosse uma instituição bancária. Esse tipo de situação é considerada fraude porque o varejista não efetuou nenhuma venda e mesmo assim realizou a transação. O interessante desse tipo de fraude é a chance grande de sair no prejuízo, porque serão cobradas taxas e impostos sobre aquela venda.
- Alteração do número lógico (TEF)
Empresas que possuem TEF, número lógico que é responsável por identificar o estabelecimento comercial, podem ser alvo desta fraude. Por meio desse número que é realizada toda a transação de venda de cartão.
Dois terceiros podem cometer essa fraude. Um é o próprio instalador, no momento da instalação, e o outro o funcionário da loja usando seu acesso interno, ambos podem sozinhos alterar o número lógico para desviar as vendas para uma outra conta.
A parte boa é que esse tipo de fraude pode ser facilmente evitada com o uso de uma ferramenta capaz de aferir se tudo que está passando no sistema de vendas e está chegando na adquirente.
- Inexperiência do responsável financeiro
Nessa fraude o ponto chave é a falta de conhecimento, por parte do responsável financeiro, do processo de transação de vendas em cartão, mais especificamente, das taxas e tarifas. Para evitar que sua loja faça um contrato com uma empresa que cobre taxas abusivas e valores maiores que o mercado, é essencial que o varejista faça parte do processo de escolha da adquirente, acompanhando as taxas e sabendo o que é cobrado da sua empresa.
- Cobranças não acordadas
Essa fraude é cometida pela adquirente e o varejista é o ponto fraco da relação. Isso porque, muitas vezes, ocorre a cobrança indevida de parcelamentos quando o varejista não contratou a opção de parcelamento, porém, mesmo assim ela é liberada na máquina e, quando ocorre o uso, uma taxa é gerada para a empresa. Por isso é importante estabelecer um contrato com a adquirente para poder consultá-lo sempre que necessário.
- Fraude no pagamento
A fraude ocorre quando o pagamento das vendas em cartão é feito pela adquirente, mas não é repassado pelo banco para o varejista. É uma estratégia muito baixa das instituições financeiras para forçar o empresário a pegar empréstimo com o banco.
Entretanto, existe uma ferramenta de conciliação em que é possível comparar os pagamentos da adquirente e as entradas financeiras na conta da loja, evitando esse tipo de situação.
Como se proteger de todas essas fraudes?
Agora que você já sabe como ocorre cada fraude, o segundo e principal passo para impedir que essas fraudes ocorram é adotar uma ferramenta de conciliação de cartão. Um sistema de conciliação permite que você realize uma conferência diária, gerenciando todas as vendas e analisando o pagamento de taxas. A Linear Sistemas oferece a solução Conciliador Web, um sistema totalmente integrado as administradoras de cartão e ao seu financeiro, saiba mais acessando http://linearsistemas.com.br/conciliador
Além disso, outras medidas paralelas podem ser adotadas, como contar com um setor financeiro qualificado confiável, implantar um TEF com uma empresa confiável e fazer fechamentos diários, são atividades que ajudam a evitar que uma fraude em cartão de crédito prejudique os resultados das vendas da sua empresa.