Qual a importância do Marketing Digital em tempos de pandemia?
No cenário pandemia iniciado em 2020 e que perdura até hoje, o Marketing Digital teve seu crescimento alavancado de forma considerável. Desde as maiores redes até os mercados menores, precisaram se adaptar e muitos deles encontraram uma saída no Marketing Digital.
É fato que a pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros prejuízos para todos os setores do mercado. No entanto, a intensidade desse impacto foi menor para as empresas que já possuíam algum tipo de investimento digital.
Naturalmente, o mercado está adotando aos poucos as práticas e estratégias digitais, já que ela se tornou fundamental para o desempenho de um negócio.
Seu negócio já está adaptado ao novo cenário? Quer entender mais sobre marketing digital dentro dos supermercados?
O consumidor está diferente
O distanciamento social trouxe mudanças drásticas na maneira de consumo e interação das marcas com os seus clientes. Um reflexo disso é que as pessoas estão evitando comprar em lojas e ambiente físicos.
Além disso, devido aos impactos financeiros, muitas famílias precisaram reduzir o seu orçamento mensal e deixarem de comprar itens não necessários.
Felizmente, para os negócios como supermercados, farmácias, clínicas, restaurantes e padarias, há um alívio, já que o consumo permaneceu quase o mesmo justamente pelo caráter essencial da saúde e da alimentação.
Apesar disso, a maneira de consumo foi modificada. Os consumidores têm receio de ir até as lojas físicas e, por isso, sempre que possível têm adquirido seus produtos essenciais por e-commerce e plataformas à distância.
Algumas empresas já haviam notado essa necessidade de adaptação ao e-commerce antes mesmo da pandemia e hoje certamente elas saíram à frente na linha de largada. Se sua empresa ainda não está preparada, ou se nem mesmo começou a se preparar, saiba que a corrida já foi iniciada, mas ainda há tempo de conquistar espaço e notoriedade.
É tão relevante a adaptação do setor varejista neste momento que, até mesmo o público de mais idade, que antes tinham mais resistência por não terem familiaridade com tecnologia, agora têm-se demonstrado ser um público adepto ao e-commerce.
Depois que a Pandemia passar
Mesmo após superarmos pandemia, a previsão é de que o e-commerce e o Marketing Digital continuem aquecido e em crescimento acelerado. Afinal, porque o consumidor optaria por enfrentar filas enormes em supermercados se ele pode fazer a compra em minutos e aguardar em casa, enquanto aproveita o tempo com a família?
E mais, por que ir ao médico em uma primeira consulta se você pode fazer uma triagem em casa? Ou ir ao consultório de um psicólogo?
O universo digital é a nossa nova realidade e ele tem proporcionado mais conforto e mobilidade, tanto para profissionais, quanto para consumidores e a tendência é que os negócios encontrem cada vez mais maneiras de digitalizar seus serviços.
Supermercado online
Com a nova mudança de consumo, foi e é necessário encontrar uma maneira de manter o negócio e crescê-lo mesmo em um cenário de crise. A melhor alternativa foi digitalizar o mercado, seja via WhatsApp, iFood, Rappi, Uber Eats até mesmo desenvolvendo o próprio e-commerce.
Diante disso, o número de vendas online disparou em relação ao presencial. Mesmo os mercados menores puderam notar um aumento relevante ao adotar estratégias digitais.
Se a tendência é que o digital fique e que inclusive ocupe ainda mais espaço no segmento alimentício, é nítido também que o Marketing Digital tornar-se uma peça fundamental.
Não existe uma fórmula que funcione para todos os negócios, mas o primeiro passo é entender quem é o seu público e onde ele está, para poder alcançá-lo. Uma boa oportunidade, principalmente para mercados menores e médios, é o investimento em redes sociais, como YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram. Estar presente, fazer contato, marcar o cotidiano do seu cliente com a sua marca vai levar seu negócio a um novo patamar de resultados.
Com o Marketing Digital, você consegue alcançar uma gama de objetivos, como atrair, converter e até fidelizar o seu cliente. De forma estratégica e bem planejada é possível trazer visibilidade para o seu supermercado e o melhor, com baixo custo de investimento em relação às mídias tradicionais.
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