Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
Gestão

3 cuidados fundamentais para ter um excelente atendimento ao cliente

13 de abril de 2021 by Departamento de Marketing

No geral, os supermercados implementam soluções que estimulam a autonomia do cliente e o autosserviço, dispensando quase completamente um auxílio de um atendente na escolha de produtos. Apesar disso, o bom atendimento possui um papel muito importante para fidelizar os clientes e construir a marca.

Nesse contexto, preparamos para você as 3 principais dicas para oferecer um excelente atendimento ao cliente!

1 – Capacite seus colaboradores

A sua equipe de colaboradores é fundamental para ter um atendimento de qualidade e capacitá-la é o caminho para alcançar esse objetivo. Entretanto, como é de conhecimento de todos nós, os consumidores estão em constante mudança de comportamento e de hábitos de consumo. Isso significa que a equipe precisa se atualizar sempre fazendo, por exemplo, desde reuniões semanais a eventos e palestras com especialistas, se necessário. Nessa hora, vale a empresa reforçar seus valores e sua missão, além de passar noções básicas de resolução de conflitos e de problemas rotineiros no atendimento ao público. Ter uma noção prévia de como resolver uma situação que sempre acontece, como a devolução de mercadoria, produto estragado, reclamação de um cliente mais inflamado, problemas com a fila e etc., podem ajudar o seu colaborador a ter mais qualidade de trabalho, pois, além de saber como lidar diante do problema, não será necessário sobrecarregar um superior nem tampouco postergar a espera dos demais clientes e, é claro, a consequência é que os clientes avaliem o atendimento como qualificado.

2 – Utilize o feedback dos clientes 

Já falamos em artigos recentes sobre a relevância do SAC e do feedback dos clientes. Ouvir seus clientes é essencial para promover melhorias no seu negócio, pois são seus consumidores que experimentam as frustrações e pontos negativos do estabelecimento. Eles podem dar feedbacks importantes sobre organização do espaço, higiene, qualidade, disponibilidade, tratamento pelos colaboradores e etc. Sem dúvida é o cliente o seu termômetro para averiguar se o atendimento está satisfatório ou não, e para isso, você precisa ouvi-lo.

Imagine, por exemplo, a realidade do seu colaborador que é operador de caixa. Geralmente é nele que se concentram as principais reclamações e comentários úteis dos clientes. Se 30% dos seus clientes perguntam se o seu estabelecimento aceita PIX como forma de pagamento, o operador de caixa responde que “não” e aquela informação se dissipa ali, você está perdendo oportunidades. Ter os seus colaboradores treinados, como visto no item 1, também vai ajudar a ouvir adequadamente o feedback dos seus clientes.

3 – Invista em tecnologia

Uma parcela grande dos serviços pode ser automatizada por meio de inteligência artificial e chatbots, assim os atendentes podem fazer aquilo que somente os humanos conseguem (por enquanto): ter empatia com o público. Sorrir, ser gentil, ajudar e ter atenção às necessidades individuais de cada cliente proporciona reflexos reais e positivos ao estabelecimento. Com a tecnologia aplicada à realidade da sua loja, além de sair à frente da concorrência, os seus colaboradores treinados (dica 1) terão mais disponibilidade para atender seus clientes e ouvir seus feedbacks (dica 2), que podem e, no geral são, de grande valia para o seu negócio.

Se tiver gostado deste artigo, compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a se informarem também!

 

  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

Tudo que você precisa saber sobre clima organizacional

7 de setembro de 2020

Controle de produção de padaria: 6 dicas para evitar prejuízos

26 de junho de 2019

Linear Sistemas: especialistas em NFC-e

13 de agosto de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Gerenciamento por categorias: como fazer?
    20 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados