Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
Estoque

Gerenciamento por categorias: como fazer?

20 de abril de 2021 by Departamento de Marketing

Gerenciamento por categoria é uma metodologia estratégica entre varejista e fornecedor para definir a categorização de produtos adequada conforme as necessidades do consumidor. Essa metodologia considera qual percurso trilhado pelo cliente e as preferências do consumidor em relação às categorias de produtos.

Na prática, funciona assim: o consumidor que compra molhos de tomate consome mais da marca X ou Y? A que classe social esse consumidor pertence? É homem ou mulher? São essas as perguntas a serem respondidas. Com as respostas, é possível orientar as compras pelo supermercado com cada fornecedor, o que otimiza também os estoques.

As categorias são agrupamentos de produtos formados por itens complementares ou substitutos para atender as necessidades do consumidor. Por exemplo, a categoria de higiene é composta por produtos como condicionadores, sabonetes, hidratantes, entre outros. Outra situação é quando determinado ponto de venda fica em posição de destaque em relação a seus concorrentes, fazendo com que ela seja lembrada. Exemplo: carnes, vinhos, pães.

Existem os itens que são típicos de um abastecimento normal do dia a dia. Exemplo: arroz e macarrão. E também aqueles produtos que têm grande oscilação de venda durante o ano (vendas sazonais, de determinadas datas ou ocasiões). Exemplo: ovos de Páscoa e panetone. Outra categoria é a conveniência, que representa aqueles produtos que atendem desejos pontuais ou emergenciais de consumo. Exemplo: pratos congelados, bebidas em geral, salgadinhos e guloseimas.

Esse gerenciamento por categoria é tão importante porque também pode auxiliar a empresa a direcionar melhor seus funcionários por setores. Assim, os funcionários de cada setor vão conhecer adequadamente a área que atuam, percebendo os produtos que têm mais saída em certa época e poderão sugerir uma reposição de estoque.

Se a sua empresa trabalha com algum software de controle de estoque, como o SGLinear, fica muito mais fácil aplicar o gerenciamento de categorias em supermercados. Isso porque a plataforma já realiza o registro das movimentações, cabendo aos gestores fazer apenas a interpretação dos dados de acordo com essa orientação.

Dessa forma, se o supermercado pretende fazer um acompanhamento mais próximo de produtos específicos, é possível cruzar relatórios para saber, por exemplo, a frequência do giro desses itens e pensar em formas específicas de planejar as compras com os fornecedores.

Aquele que é o responsável por realizar as compras do supermercado terá sua rotina bastante otimizada. Isso porque, com o gerenciamento de categorias, ele perceberá mais facilmente o que precisa ser comprado e com qual frequência. A metodologia contribuirá, ainda, para o bom relacionamento com cada fornecedor.

Outra ferramenta importante no gerenciamento por categorias é a classificação mercadológica de produtos, já abordada em outro artigo aqui no blog. Verifique se o seu sistema de gestão tem essa ferramenta disponível, como o SGLinear possui, pois ela será muito útil no cotidiano de compras.

Vale lembrar que o cadastro precisa ser ajustado à realidade do próprio supermercado. Aliás, esse fator é imprescindível para o envolvimento dos profissionais que lidam com o trabalho e ajudam a construir a lógica das categorias do supermercado.

Se tiver gostado deste artigo, compartilhe nas redes sociais e ajude outras pessoas a se informarem também!

  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

Confira o que é atacarejo e saiba mais sobre esse mercado!

5 de abril de 2019

Quer ganhar mais dinheiro? Veja dicas para promover sua loja na internet

3 de setembro de 2020

Saiba se está oferecendo os produtos certos para seu cliente

9 de janeiro de 2020

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
  • Fatores que incentivam a compra online
    15 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados