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Gestão, Vendas

Como estruturar e otimizar o espaço do supermercado

10 de março de 2021 by Departamento de Marketing

Uma boa organização do seu supermercado pode impactar muito no sucesso das suas vendas, além de ser peça fundamental no marketing da empresa. Isso ocorre porque tanto a posição das prateleiras quanto os produtos expostos à venda nos caixas, podem ter grande influência na decisão de compra por parte do consumidor.

Sabendo disso, preparamos um guia rápido e descomplicado para facilitar o processo de organização do espaço físico da sua loja.

1 – Check outs bem posicionados

O padrão é que os caixas estejam posicionados na saída da loja. Mas não basta simplesmente estarem nessa localização. É preciso ter um bom espaçamento entre cada caixa para que algumas situações não ocorram, como por exemplo, dificultar a circulação de pessoas na loja e não prejudicar a visibilidade em relação às prateleiras. Em questões práticas, a melhor forma de saber se a largura é adequada é fazendo um teste com o seu maior carrinho de compras disponível, de forma que ele passe facilmente no espaço, sem travar nos corredores dos caixas.

2 – Utilize adequadamente os cinco níveis das gôndolas 

Cada nível da gôndola é adequado para um tipo de situação e você precisa dominar essa estratégia para se beneficiar dos resultados positivos.

  • Prateleiras mais alta: é apropriado para produtos de menor interesse e de menor margem de lucro, porque essas prateleiras estão acima do campo de visão.
  • Prateleiras na altura dos olhos: este nível de prateleira é a área nobre, pois é o nível que mais aumenta as vendas dos produtos. Por isso, os produtos com maior margem, os mais caros e os lançamentos devem ocupar este espaço, que pela altura privilegiada estimula inclusive a compra por impulso.
  • Prateleiras na linha da cintura: essa zona também é uma área interessante para expor os produtos. A dica é colocar nela os produtos de grande procura, que farão o público olhar toda a prateleira para encontrá-los.
  • Prateleiras abaixo da cintura: este nível não faz mais parte do campo de visão dos consumidores, e por isso, para aquecê-lo, é interessante que você posicione nele os produtos mais baratos e que os consumidores sempre compram, assim vendas não serão perdidas pela localização na prateleira, já que o produto sempre vende devido ao seu baixo custo.
  • Chão: não é lugar adequado para a maioria dos produtos, por isso ele deve ser reservado somente para os itens pesados. O ideal é que a última prateleira fique distante do chão, o suficiente para evitar o armazenamento de produtos soltos sob ela, evitando parecer que seja um depósito de itens. Se você necessitar expôr itens muito pesados, opte por mantê-lo na última prateleira e, se forem altos, deverá remanejar o andar acima dela.

3 – Preços nítidos

Além de ser uma regulamentação exigida pelo Direito do Consumidor, a exibição de preços ajuda na decisão de compra, pois quando um cliente olha um produto, mas não encontra o preço, as chances de ele não comprar, são grandes.

A melhor forma de dar clareza aos preços é estabelecendo uma lógica, como por exemplo, organizando produtos promocionais no início dos corredores; padronizando as cores para itens com promoções; garantindo legibilidade e preços atualizados nas etiquetas; para ofertas da semana, utilize cartazes; garanta uma boa iluminação da loja; se possível, opte por não etiquetar individualmente cada produto, mas sim colocar uma etiqueta com preço na prateleira em que ele se encontra, assim erros de atualização de preço são evitados.

4 – Faça o cliente visualizar mais produtos andando pela sua loja

Para fazer isso, posicione bens de primeira necessidade, como alimentos e higiene no fundo da loja. Assim, você chama a atenção do cliente em relação aos demais itens dos corredores em que ele passar e desperta nele a vontade de levá-los.

5 – Agrupe produtos que façam sentido juntos

Produtos que se complementam na hora de você utilizá-los são ótimos para serem posicionados juntos. Por exemplo, carne e carvão, macarrão e molho de tomate, arroz e feijão. São exemplos de itens que o consumidor comumente compra em “conjunto”. Mantendo estes itens próximos, você garante maiores chances de que o cliente compre.

6 – Crianças têm poder de influenciar nas compras

Filhos pequenos muitas vezes acompanham os pais na hora da compra e inclusive influenciam na decisão. Por isso, procure deixar bombons, balas, biscoitos, bolachas e brinquedos ao alcance da criança, na altura de seus olhos, isto é, na linha da cintura para baixo. Mas considere também alturas um pouco mais altas do que a linha da cintura, caso seus carrinhos de supermercado possuam assentos para crianças. Além disso, um bom lugar para posicionar brinquedos, doces e demais produtos para crianças é no caixa, pois neste momento de passar as compras, as crianças e os pais ficam um pouco mais distraídos e a compra por impulso é facilitada.

 7 – Escolha os produtos próximos ao caixa de maneira estratégica

A região do check out é uma preciosa, porque incentiva o consumidor a comprar mais, a famosa compra por impulso. Aproveite o espaço para exposição de itens que sejam atrativos para o consumidor ou para seus filhos, como visto na dica anterior. Escolha os itens com cuidado e tente pensar como alguém que está no caixa, distraído ou com pressa e pense: “ainda bem que está aqui no caixa, assim nem preciso andar pelo supermercado todo”, “vou levar para conhecer”, “nossa, quase esqueci de comprar isso, ainda bem que está aqui”.

Gostou das nossas dicas? Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a organizar o seu supermercado. Se você ficou com alguma dúvida, faça contato com a gente!

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