Conheça o segredo para ter excelência no seu negócio
Sabemos que a garantia de sucesso de uma empresa está intimamente ligada à satisfação de seus clientes e por isso, não adianta investir fortunas em propagandas ou bons produtos. Diante deste fato, chegamos a uma grande questão: como deixar os clientes felizes?
No mundo corporativo há uma falsa ideia de que para deixar um cliente feliz, basta satisfazer todas as suas vontades, mas muitas vezes, ele não sabe exatamente o que quer. Então, nos cabe guiá-los a um objetivo comum, que é o alcance de um resultado positivo e satisfatório.
Dessa forma, no post de hoje, vamos dar algumas dicas para você ter excelência no seu negócio.
Não prometa o que não pode cumprir
Ser honesto quanto aos prazos e não fazer promessas impossíveis, que no fim só irão deixar o cliente ainda mais estressado ou até mesmo fazer com que ele procure outra empresa, pode até não parecer, mas é uma forma de encantar. Agindo dessa maneira, você demostra que trabalha com transparência e que seu intuito é prestar um serviço com qualidade.
Qualifique-se
A cara da empresa é o atendimento, por isso é importante ter uma equipe preparada e treinada, com reciclagens recorrentes. Aqueles que estarão na linha de frente devem ter domínio nas informações dos serviços e produtos oferecidos pela empresa, a fim de passar segurança ao cliente. Além, é claro, de serem gentis e amáveis.
Solicitação finalizada, meu trabalho acabou! (?)
Esse é um dos maiores erros das organizações. Muitos acreditam que pelo fato de terem finalizado uma venda, um projeto, um atendimento… já não é mais necessário “suar a camisa”. Mas se enganam, pois é nesse momento que começa o verdadeiro trabalho. Agora o cliente se torna um divulgador natural do seu produto ou serviço e, dependendo da atenção que você dá ao setor de pós atendimento, isso pode impactar tanto positivamente, quanto negativamente a imagem da empresa.
Pós Atendimento é ESSENCIAL!!!
Podemos dizer que o pós atendimento é tão ou mais importante do que o processo comercial, pois é ele que determina se o cliente irá manter ou não o relacionamento com a empresa e se sua experiência o tornará um Promotor* ou um Detrator*.
Portanto, uma organização sempre deve:
– Disponibilizar os mais diversificados canais de comunicação, a fim de agradar e garantir mais comodidade para qualquer tipo de público.
– Certificar-se que a equipe esteja engajada e preparada para prestar um atendimento com excelência.
E um colaborador sempre deve:
– Ser ágil e eficiente ao solucionar os problemas. Evitar a todo custo com que o cliente passe por burocracias desnecessárias e que aguarde muito tempo por uma solução.
– Ser proativo, adiantar-se às necessidades do cliente.
– Sempre que necessário, dar retorno.
– E, religiosamente, em todos os atendimentos ser sempre gentil e empático.
Como você pôde conferir neste artigo, não existem grandes segredos para a garantia de sucesso de uma empresa e tampouco para a satisfação dos clientes. Basicamente, tudo se resume em um prestar um bom atendimento. E foi pensando na excelência, que a Linear Sistemas criou um grupo no Telegram de conteúdos chamado Conexão Linear. Faça parte do nosso grupo e receba diariamente conteúdos ricos, artigos do blog e informações que irão auxiliar na gestão do seu negócio.
*Promotor: Clientes promotores são os consumidores leais, aqueles que são fãs da sua marca.
*Detrator: Clientes detratores são aqueles insatisfeitos com a sua marca. Esses indivíduos criticam ativamente o seu produto ou serviço e não os recomendam para seus amigos e colegas.
Kelly Ferreira – Relacionamento com o Cliente