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Inovação, Tendências

Conheça os modelos de venda mais utilizados no varejo

24 de dezembro de 2019 by Departamento de Marketing

Com a evolução dos meios de comunicação e a chegada da internet, o modo de compra dos consumidores passou a ser muito mais dinâmico e rápido. Assim, um leque de modelos de venda se abriu para atender as diferentes demandas dos consumidores atuais. No post de hoje, iremos te mostrar porque uma empresa deve diversificar os modos de venda de seu negócio para poder atender às expectativas dos perfis presentes no mercado. Desse modo você sairá na frente de seus concorrentes!

Segundo dados Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), o Brasil é o quarto país no ranking de países que contêm o maior número de pessoas conectadas no mundo, ficando atrás somente da China, Índia e Estados Unidos. Avaliando esse ranking, é extremamente importante que seu negócio consiga abranger diferentes áreas do processo de vendas.

De acordo com o sociólogo espanhol Manuel Castells, a internet passou de ser uma ferramenta opcional para indispensável. “Se a tecnologia da informação é hoje o que a eletricidade foi na Era Industrial, em nossa época a Internet poderia ser equiparada tanto a uma rede elétrica quanto ao motor elétrico, em razão de sua capacidade de distribuir a força da informação por todo o domínio da atividade humana”.

Como mostramos, o acesso à novas tecnologias e tendências é fundamental para a inovação nos modelos de venda. Agora, fique por dentro das principais adotadas no mercado atual:

Presencial x distância

Sabemos que contato mais tradicional e comum é o presencial na hora da compra. Poder ter o contato com o produto antes da compra é um tributo muito importante para as pessoas que costumam adotar esse modelo de consumo. Mas, atualmente esse meio agora possui um concorrente inseparável: comprar à distância.

O estudo “Comparativo do Consumo em Lojas Físicas X Lojas Virtuais”, realizado pelo pelo SPC Brasil, aponta alguns resultados interessantes sobre a comparação desses dois modelos. 90% dos consumidores realizam pesquisa virtual antes de comprar em loja física e cerca de 45% dos consumidores virtuais já preferem comprar pela internet.

A experiência de compra também é um aspecto importante. A pesquisa feita com 678 pessoas de todo o país relata que as lojas físicas proporcionam compras mais prazerosas, enquanto as virtuais geram ansiedade e insegurança.

Outro benefício da compra pela internet é a norma do Art. 49. do Código de Defesa do Consumidor:

‘O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio’.

E-commerce

Seguindo a mesma linha, surgiram as lojas que são completamente ou parcialmente voltadas às vendas por e-commerce.

As compras pela internet fazem parte do cotidiano dos consumidores. Essa modalidade facilita a compra por meio dos smartphones que são parte importante dos indivíduos atualmente.

O celular dá espaço para novas tecnologias desenvolvidas exclusivamente para eles. Um exemplo é o E-promo. O aplicativo desenvolvido pela Linear Sistemas se torna um jornal de ofertas de seu estabelecimento e ao mesmo tempo promove a fidelidade de seus clientes. Saiba mais aqui.

Força de Vendas

A Força de Vendas é composta por um time qualificado de profissionais motivados a oferecerem os produtos ou serviços de sua organização. Assim, sua empresa trabalha fortemente em atender às necessidades do cliente. Com essa solução, é possível automatizar o processo de comercialização e criar equipes de alta performance.

Nós oferecemos essa solução e ela funciona de maneira integrada ao Sistema de Gestão ERP Linear, realizando a integração e sincronização dos pedidos de forma automática e organizada, com total segurança.

Saiba mais sobre nossas soluções com o Força de Vendas aqui.

Telemarketing

Esse processo é bem conhecido. O telemarketing consiste em promover suas vendas por meio do contato telefônico. Aqui, deve se ter muito cuidado nas abordagens porque essa prática não é muito bem vista pelos clientes. Desse modo, você como gestor deve estar encarregado para otimizar e promover uma boa experiência do cliente quando estiver em contato com sua empresa. Mesmo sendo malvisto, muitas empresas de e-commerce, por exemplo, possuem canais de televendas para que o consumidor se sinta mais seguro comprando com você.

Vendas B2B

As vendas business to business (B2B), empresa para empresa, são bem diferentes daquelas feitas para o consumidor final. Essa transação consiste em duas corporações promovendo negociações entre si. As vendas aqui são mais exatas e racionais, pois buscam resolver um problema específico e gera o melhor custo-benefício também 

Esse contato entre empresas costuma ser um pouco mais demorados do que o normal, justamente para alinhar todas as especificidades e demandas. Isso permite relações mais sólidas e confiantes, já que são realizadas por empresas. Ainda mais se tudo ocorrer como o planejado.

Esses diferentes modelos trabalhando juntos possuem a capacidade de atingir uma grande variedade de clientes, o que gera um alto lucro para sua empresa. Se você ficou com alguma dúvida, fale conosco que estaremos prontos para resolver qualquer problema ou pergunta que tenha!

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