Descubra o que é TEF e quais os benefícios para a sua loja
TEF – Você sabe o que? Conhece os benefícios que a solução pode trazer para o seu negócio?
Neste artigo vamos conhecer essa solução financeira e entender como ela facilita o dia a dia das vendas na sua loja. Então, continue lendo este texto e tire todas as suas dúvidas!
O que é TEF?
A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é a solução tecnológica mais segura para varejistas que realizam transações de cartões de crédito e débito.
Com o TEF é possível centralizar e integrar todos os pagamentos efetuados no PDV, já que o processo é realizado de modo totalmente eletrônico e automático, eliminando o risco de erros manuais.
Por que a sua loja precisa investir nesta solução?
O número de consumidores que preferem pagar suas compras utilizando um cartão de crédito/débito tem crescido de forma constante.
Um levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), no primeiro semestre de 2018, mostra que os brasileiros movimentaram R$ 720 bilhões em compras usando cartões como forma de pagamento.
A expectativa da consultoria Boanerges & Cia é que ao fim de 2027, o uso de cartão para pagamentos, tanto de crédito como de débito, seja de 49%.
Com esse alto volume de vendas é fundamental que os empresários tenham em seu estabelecimento uma ferramenta que traga comodidade para o cliente e agilidade no atendimento. Sendo assim, o TEF é a solução ideal para essa rotina operacional.
Como funciona o TEF?
A solução funciona da seguinte forma: é instalado no computador um software, que é o responsável por fazer a conexão entre o estabelecimento comercial e a adquirente de cartão.
“A adquirente de cartão é a empresa responsável por processar e validar as operações de cartões de crédito ou débito”
Para que esse sistema funcione de forma adequada é preciso conectar no computador uma maquininha chamada Pin Pad.
Antes de continuarmos é preciso explicar o que é o Pin Pad, não é mesmo?
É um aparelho/máquina que realiza a leitura dos cartões de débito, crédito, vale presente, vale-refeição ou alimentação, entre outros que são usados na hora do pagamento de qualquer compra.
Assim, todas as vezes que um pagamento for realizado utilizando o Pin Pad as informações da transação são registradas no software.
Além disso, a solução traz mais uma variedade de benefícios.
Vamos conhecer?
Diminuição de filas
O sistema TEF possibilita que o processo de pagamento de uma compra com cartão seja feito com mais agilidade, evitando longas filas de espera nos caixas.
Essa automatização do processo operacional permite que o operador de caixa atenda um maior número de clientes, em menos tempo.
Proteção contra fraudes
Qual o varejista que não quer ter a garantia de ter todos os dados das suas vendas registrados de forma segura? Afinal, erros e falhas no processo de recebimento podem acarretar grandes prejuízos.
Se a sua empresa utiliza o TEF você elimina o risco de ações mal-intencionadas de terceiros, evitando dessa forma fraudes nas cobranças dos valores da venda.
Flexibilidade para os clientes
Nada de deixar de faturar porque seu estabelecimento não aceita uma determinada bandeira de cartão. Com o TEF você aceita todas as bandeiras de cartões existentes no mercado em uma só maquininha.
Assim você aumenta o seu faturamento e propicia para o cliente uma experiência de compra satisfatória.
Controle financeiro
O empresário que usa o modelo de máquina de cartão avulsa POS, sabe que a conferência dos valores é bem mais complicada.
Já o sistema TEF oferece relatórios gerenciais com informações que te ajudam a acompanhar e conciliar os recebimentos, as operadoras de cartão, taxas etc. Esse controle garante que o gerenciamento das suas vendas seja mais efetivo.
Redução de custos
Como já mencionamos, o sistema TEF é implantado em uma só maquininha.
Logo você reduz os custos para manter várias máquinas de cartão e também tem a oportunidade de escolher uma adquirente que ofereça taxas mais atrativas para o seu negócio.
Em resumo
O TEF além de trazer comodidade para o cliente e segurança para o registro dos valores de compras efetuadas com cartão, também simplifica os processos operacionais da sua empresa.
Ficou interessado na sua solução e quer saber mais detalhes e vantagens? Entre em contato com a Linear Sistemas agora mesmo e agenda uma conversa com um de nossos especialistas. Será um prazer te ajudar a melhorar os processos do seu negócio!
Tel: (31) 2511-3131 ou cadastre-se aqui