Entenda como pesquisar a concorrência
Com um mercado cada vez mais disputado e com a concorrência crescendo a cada dia, fica claro a importância da pesquisa de preços. Desenvolver um processo efetivo de pesquisa de preços pode ajudar na decisão final da precificação dos seus produtos e melhorar suas vendas. Essa é uma prática comum no varejo e funciona como uma referência para determinar os valores de itens, mas ainda assim, levando em consideração outros fatores. É importante destacar que a pesquisa da concorrência não deve ser a sua única base para precificação, sendo necessário olhar outros pontos, como fornecedores, gastos com pessoal e respeitando a realidade do seu negócio.
Dessa forma, no artigo de hoje, vamos te mostrar pontos importantes para você entender como pesquisar a concorrência.
Por que pesquisar a concorrência?
O varejo é um mercado muito disputado, que trabalha com produtos essenciais, estimulando assim os consumidores a procurarem pelos melhores preços. À partir dessa realidade é fundamental que o supermercadista desenvolva a prática de pesquisar os preços dos concorrentes, para criar uma base que o ajude a definir os valores dos seus produtos. Essa pesquisa serve para que seu estabelecimento não ofereça produtos que estejam com preços muito abaixo ou muito acima do mercado, fazendo com que você perca dinheiro e clientes.
Defina os seus concorrentes diretos
O primeiro passo para iniciar a pesquisa de preços, é definir quem são os seus concorrentes diretos. Você não precisa desenvolver uma pesquisa com todos os estabelecimentos da sua cidade ou estado. A pesquisa se torna muita mais efetiva, quando você define quais são seus concorrentes diretos, ou seja, as lojas que disputam o mesmo público, ficam na mesma região ou que ofereçam produtos que competem com os seus. Atualmente, até as lojas e-commerce devem ser levadas em consideração e entrar na pesquisa, já que elas disputam diretamente com você os consumidores.
Quais produtos pesquisar?
Foque nos produtos principais que serão determinantes na decisão do consumidor. Não é relevante que você gaste tempo e esforço para pesquisar produtos que vendem poucas unidades ou que são caros. O objetivo da pesquisa de preços é tornar seu negócio competitivo e fazer com que o cliente te escolha, por isso, é fundamental focar nos produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas. Itens essenciais como alimentos, produtos de limpeza e de higiene devem ser prioridade, com a criação de uma lista para determinar os produtos que farão parte da pesquisa.
Tipos de pesquisa
Existem alguns métodos para realizar as pesquisa de concorrência. O mais usado e recomendado é o de coleta de dados, onde você define uma pessoa responsável por ir até concorrência e colher as informações dos preços dos produtos escolhidos. Outra forma é realizar a pesquisa por meio da internet, buscando os preços através dos meios de comunicação dos concorrentes. Existe ainda a possibilidade de terceirizar a pesquisa, através de aplicativos ou contratando uma empresa para realizar a coleta dos dados e geração de relatórios.
Utilize um software de gestão
Ter um software de gestão é fundamental para a pesquisa de concorrência. Com ele, você pode ter um banco de dados e realizar a precificação dos seus produtos de forma rápida e automática. É possível ainda ter informações de fornecedores para escolher o que trará o maior benefício para sua empresa. Com o software, você consegue otimizar funções e simplificar a tarefa de interpretar e aplicar os dados colhidos na pesquisa com os concorrentes, já que o sistema de gestão aplica e produz relatórios sobre as informações disponíveis.
Ter mais informações sobre os seus concorrentes sempre ajuda a desenvolver estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio. Por isso, é sempre importante investir em ações para conhecer o mercado que você atua. Quer mais dicas para vender? Acesse nosso blog e leia artigos como este. Para conhecer nossas soluções, acesse nosso site.