Entenda quais são as principais diferenças entre TEF e POS
Hoje o empreendedor que não oferece no seu estabelecimento múltiplas formas de pagamento, perde espaço para a concorrência. E na hora de escolher a maquininha de cartão pode surgir aquela dúvida: Qual a melhor opção para o meu modelo de negócio? TEF ou POS?
Pensando nisso, elaboramos este artigo com as principais características de cada uma dessas opções para que você faça a escolha certa!
Quais são as características de cada modelo?
As duas modalidades de pagamento são bem conhecidas no mercado. Porém na maioria das vezes o comerciante não tem acesso as informações que serão importantes para que ele escolha a melhor solução.
Nos próximos parágrafos vamos desvendar todas as informações sobre as duas opções de recebimento de cartão. Vamos lá?
TEF
O sistema automatizado é muito comum em supermercados e padarias. Para que o lojista use a solução tecnológica é necessário instalar o software no computador interligado ao terminal eletrônico (Pin Pad).
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é TEF leia este conteúdo completo sobre o assunto.
O sistema TEF é um dos modelos mais completo e eficiente do mercado quando o assunto é solução financeira para a gestão de pagamentos realizados com cartões. Veja abaixo as principais vantagens:
- Aceita um número maior de bandeiras
O sistema TEF aceita diversas bandeiras de cartões. Dessa forma o estabelecimento que usa a solução oferece uma maior comodidade para o cliente e não perde vendas.
- Realiza integração automática
Não é mais segredo que o controle das vendas é essencial para uma empresa. Nesse sentido, o TEF pode facilitar a vida do empreendedor, pois todos os lançamentos das vendas são registrados no ERP e é possível imprimir um relatório gerencial.
- Um único software para todos os caixas
Essa vantagem tem relação direta com a economia na hora de investir em um sistema TEF! Isso porque o empresário adquire apenas um software para usar em todos os caixas da loja.
POS
É uma máquina de cartão que não é integrada a um sistema ERP. O equipamento é conectado a uma linha telefônica (discado) ou utiliza uma conexão via celular para se conectar à internet e transmitir os dados da venda e do cartão direto para o autorizador.
Uma das vantagens da maquininha é a mobilidade, pois, o vendedor pode levar o equipamento até o cliente. Além disso, o custo de aquisição pode ser um atrativo.
Agora se o empreendedor deseja ter um melhor controle das suas vendas em cartão, a POS não é a opção ideal. Isso porque esse sistema exige que todo o processo de cobrança e conferência das vendas seja feita de forma manual. Veja abaixo os motivos para não investir na maquinha POS:
- Não aceita todas as bandeiras de cartão
Como mencionamos logo no início deste artigo, oferecer para o cliente um serviço que abrange uma variedade de formas de pagamento é essencial. E essa é a principal desvantagem da máquina POS.
O equipamento funciona apenas com uma rede adquirente, restringindo a possibilidade de o estabelecimento um número variado de bandeiras de cartão.
- Risco de erro de digitação
O atendente pode digitar de forma não-intencional números para mais ou para menos no momento que o cliente efetua o pagamento. Ou até mesmo digitar a quantidade de parcelas errada.
também.
- Emissão de nota fiscal manual
Essa é mais uma limitação da POS. A maquininha não efetua a impressão da nota fiscal de maneira automática.
- Dificuldade de controle das vendas
Por não ter integração com o software ERP, o estabelecimento gasta mais tempo no momento de conferir as vendas do dia.
- Envio manual dos dados para a Receita Federal ou SEFAZ
O empreendedor que opta por adquirir uma máquina de cartão POS precisa estar ciente que o envio das informações das vendas para os órgãos competentes de forma manual.
Novamente essa operação demanda muito tempo para ser realizada e gera o risco de erros.
Além do modelo tradicional de POS, existe também a opção POS wireless. No entanto, o uso dessa máquina mesmo que utilize conexão via wi-fi, fica limitado ao espaço de alcance da rede sem fio.
Agora que você já conhece as diferenças entre TEF e POS, chegou o momento de avaliar qual a melhor opção para o seu negócio. Aproveitamos para reforçar que o sistema TEF é a opção mais confiável para o varejista que deseja adquirir uma solução que alinhe segurança e gestão eficiente das vendas.
Deseja conhecer mais detalhes sobre o TEF? Entre em contato com a gente agora mesmo e agende uma consultoria com um de nossos especialistas!
Você pode agendar uma conversa com um especialista Linear pelo telefone (31) 2511-3131, pode também deixar uma mensagem diretamente no nosso site: https://www.linearsistemas.com.br/ ou preencher este formulário aqui