Exposição de produtos na loja: 5 dicas para melhorar os resultados
Com tanta falta de tempo nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais apressadas. Por outro lado, é no ponto de venda que acontece a decisão de compra. Diante disso, como fazer a correta exposição de produtos na loja para que o cliente seja realmente impactado?
Neste post, abordamos de forma simples a importância da exposição de produtos na loja para o aumento de vendas e melhores resultados, além de 5 dicas infalíveis de como executá-las em seu estabelecimento. Confira!
-
Ações sensoriais
Conforme o tipo de produto ofertado, vale a pena apostar em ações sensoriais que contemplem o maior número de sentidos (olfato, paladar, visão, tato e audição) — ainda mais no caso de mercados e padarias.
No entanto, também é preciso ter cuidado para não fazer em seu espaço decorações com temas clichês. Afinal, se o propósito é se destacar dos concorrentes e proporcionar uma bela exposição de produtos na loja, é fundamental surpreender o consumidor.
-
Cross-merchandising
Essa estratégia de marketing é usada há bastante tempo, adotada desde os mercados antigos até as mais sofisticadas lojas de departamento. Em sua tradução livre, cross-merchandising significa algo como “exposição cruzada” e, como o próprio nome sugere, baseia-se em fazer com que as pessoas tenham o impulso da compra por associação.
Na exposição de produtos na loja, trata-se de expor produtos que complementem uns aos outros. Isso leva o cliente a comprar algo que não estava programado em sua lista porque ele percebeu a importância de adquirir ou simplesmente porque lembrou.
Ao apresentar pães para cachorro quente, por exemplo, é interessante deixá-los próximos a um expositor de refrigerantes e batata palha. A indicação para que o cliente também adquira outros produtos fica implícita e tende a convencê-lo da compra.
-
Promotores de vendas
Uma das melhores maneiras de demonstrar e explicar melhor um produto é recorrer à contratação de promotores de vendas. Esses profissionais são treinados para atrair os clientes e ficar à disposição deles quando se interessam pela mercadoria.
Para tanto, opte por pessoas capacitadas e com boa experiência nesse tipo de trabalho. Porém, se for o caso, treine-as para alguma ação específica. Aqui, vale ressaltar que o cliente precisa ter a sensação de que quem decide é ele, embora os promotores devam atuar como vendedores, mas sem parecer que estão vendendo.
-
Ferramentas tecnológicas
É sempre válido (e até mesmo necessário) utilizar soluções tecnológicas na loja. Isso vai desde leitores de códigos de barras ou coletores de dados para identificar rapidamente os preços até dispositivos móveis como tablets e outros. Engana-se quem pensa que não é possível encantar o cliente com o uso da tecnologia.
-
Storytelling
A maneira como você cuida da exposição dos produtos na loja é responsável por atrair a atenção das pessoas ou, até mesmo, estimular a imaginação delas com ideias sobre como esses itens podem ser usados.
A dica aqui é começar contando uma história. Apele para o confeiteiro interior, por exemplo, colocando travessas de bolo ao lado de misturas para bolos e itens para recheios e coberturas.
Nesse sentido, as mercadorias podem ser agrupadas com base no esquema de uso ou de cores, mas o objetivo é amarrá-las todas juntas, formando a ideia de storytelling.
Por fim, você deve ter em mente que a exposição de produtos na loja é algo capaz de elevar o ticket médio do seu negócio, alavancar suas vendas, fidelizar clientes e fortalecer sua marca. Precisa de mais motivos para dar a devida importância ao merchandising do seu mercado?
Se você gostou dessas dicas e quer conhecer melhor nossas soluções para tornar sua gestão ainda mais incrível, entre em contato conosco agora mesmo!