Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
ERP

A importância do cadastro de produtos

26 de fevereiro de 2021 by Departamento de Marketing

O cadastro de produtos pode parecer algo muito simples e rotineiro, mas a verdade é que ele recebe menos atenção do que merece. Isso se deve ao fato da imensa quantidade de informações valiosas que ele pode possuir e inclusive ajudar na saúde financeira da empresa e na rotina de trabalho dos colaboradores.

Como fazer o cadastro de produtos de forma eficiente

Para começar a fazer o cadastro de produtos você vai precisar:

  1. Contar com um sistema informatizado de gestão;
  2. Separar as mercadorias por categoria;
  3. Fazer uma relação das características de cada produto (peso da unidade, quantidade de unidades por embalagem, tipo da embalagem e etc.);
  4. Criar subcategorias e agrupar os itens por marca, fornecedor, etc.

Verifique se você possui um software de gestão (ERP) interligado em todos os processos da sua empresa, como o Sistema Linear, porque é fundamental que o software de gestão lhe ofereça a opção de fazer, por exemplo, o agrupamento de EAN no próprio sistema, pois é bastante comum um mesmo produto ter mais de um código de barras. Cadastrá-lo em duplicidade é moroso e prejudicial durante a venda e durante a conferência de estoque, isto é, um cadastro mal feito pode gerar um prejuízo financeiro, seja por não concretizar uma venda ou por realizar uma compra incorreta de estoque.

Além disso, para facilitar a pesquisa de produtos é importante ter uma padronização na descrição dos produtos. Isso facilita muito a busca, além de garantir que qualquer colaborador encontre facilmente o que procura. Vejamos um exemplo de padronização:

Tipo + Nome do Produto + Marca + Embalagem + Conteúdo

Como fica na prática:

  • Refrigerante Guaraná Antarctica garrafa 600ml
  • Biscoito recheado Passatempo Nestlé pacote 130g
  • Detergente líquido Ypê Neutro frasco 500ml
  • Arroz Agulhinha Tipo 1 Camil pacote 5kg

Frequência de atualização do cadastro

Agora você já registrou todos os itens, está tudo completo e organizado. Acabou? Não, porque de agora em diante será necessário atualizar o cadastro a cada vez que as Secretarias de Fazenda (Estadual e Federal) anunciarem atualizações. Isso porque algumas atualizações afetam a classificação de uma categoria específica de itens, sejam alterando os códigos NCM, as alíquotas dos tributos ou quaisquer outras normas.

Diante disso, considera-se que um cadastro eficiente e adequado é aquele que está sempre atualizado. Assim, a empresa se mantém em conformidade com o Fisco, além de refletir positivamente na saúde financeira do negócio. Para que isso se concretize, inevitavelmente será necessário um acompanhamento diário e um olhar atento ao cadastro para ajustar qualquer incoerência ou desatualização.

Impactos de um cadastro desatualizado

Um cadastro desatualizado traz duas principais consequências à empresa: a desconformidade com o Fisco e, por consequência, prejuízos à saúde financeira da empresa. Isso porque a cobrança dos tributos é definida com base nas informações fiscais dos itens, por isso a forma de recolhimento e o valor da alíquota podem variar conforme as informações descritas na NF-e, quer se trate de uma operação de compra ou de venda.

Se essa classificação fiscal estiver incorreta, possivelmente a empresa pagará impostos indevidos (prejuízo para a empresa) ou deixará de pagar tributos que deveriam ser cobrados para aquela operação (desconformidade com o Fisco).

Agora que a importância do cadastro de produtos ficou clara, ficará mais fácil realizá-lo e atualizá-lo. Se precisar de ajuda neste processo, conte com o software de gestão Linear e com a completa equipe de suporte.

  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

Contingência offline NFC-e: saiba como funciona e seus benefícios

17 de outubro de 2019

Entenda a importância dos indicadores de vendas

17 de janeiro de 2020

Importância e tipos de leitor de código de barras no varejo

25 de março de 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Gerenciamento por categorias: como fazer?
    20 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados