Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
Marketing, Tendências

Qual a importância do Marketing Digital em tempos de pandemia?

18 de março de 2021 by Departamento de Marketing

No cenário pandemia iniciado em 2020 e que perdura até hoje, o Marketing Digital teve seu crescimento alavancado de forma considerável. Desde as maiores redes até os mercados menores, precisaram se adaptar e muitos deles encontraram uma saída no Marketing Digital.

É fato que a pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros prejuízos para todos os setores do mercado. No entanto, a intensidade desse impacto foi menor para as empresas que já possuíam algum tipo de investimento digital.

Naturalmente, o mercado está adotando aos poucos as práticas e estratégias digitais, já que ela se tornou fundamental para o desempenho de um negócio.

Seu negócio já está adaptado ao novo cenário? Quer entender mais sobre marketing digital dentro dos supermercados?

O consumidor está diferente

O distanciamento social trouxe mudanças drásticas na maneira de consumo e interação das marcas com os seus clientes. Um reflexo disso é que as pessoas estão evitando comprar em lojas e ambiente físicos. 

Além disso, devido aos impactos financeiros, muitas famílias precisaram reduzir o seu orçamento mensal e deixarem de comprar itens não necessários.

Felizmente, para os negócios como supermercados, farmácias, clínicas, restaurantes e padarias, há um alívio, já que o consumo permaneceu quase o mesmo justamente pelo caráter essencial da saúde e da alimentação.

Apesar disso, a maneira de consumo foi modificada. Os consumidores têm receio de ir até as lojas físicas e, por isso, sempre que possível têm adquirido seus produtos essenciais por e-commerce e plataformas à distância.

Algumas empresas já haviam notado essa necessidade de adaptação ao e-commerce antes mesmo da pandemia e hoje certamente elas saíram à frente na linha de largada. Se sua empresa ainda não está preparada, ou se nem mesmo começou a se preparar, saiba que a corrida já foi iniciada, mas ainda há tempo de conquistar espaço e notoriedade.

É tão relevante a adaptação do setor varejista neste momento que, até mesmo o público de mais idade, que antes tinham mais resistência por não terem familiaridade com tecnologia, agora têm-se demonstrado ser um público adepto ao e-commerce.

Depois que a Pandemia passar

Mesmo após superarmos pandemia, a previsão é de que o e-commerce e o Marketing Digital continuem aquecido e em crescimento acelerado. Afinal, porque o consumidor optaria por enfrentar filas enormes em supermercados se ele pode fazer a compra em minutos e aguardar em casa, enquanto aproveita o tempo com a família?

E mais, por que ir ao médico em uma primeira consulta se você pode fazer uma triagem em casa? Ou ir ao consultório de um psicólogo? 

O universo digital é a nossa nova realidade e ele tem proporcionado mais conforto e mobilidade, tanto para profissionais, quanto para consumidores e a tendência é que os negócios encontrem cada vez mais maneiras de digitalizar seus serviços.

Supermercado online

Com a nova mudança de consumo, foi e é necessário encontrar uma maneira de manter o negócio e crescê-lo mesmo em um cenário de crise. A melhor alternativa foi digitalizar o mercado, seja via WhatsApp, iFood, Rappi, Uber Eats até mesmo desenvolvendo o próprio e-commerce.

Diante disso, o número de vendas online disparou em relação ao presencial. Mesmo os mercados menores puderam notar um aumento relevante ao adotar estratégias digitais.

Se a tendência é que o digital fique e que inclusive ocupe ainda mais espaço no segmento alimentício, é nítido também que o Marketing Digital tornar-se uma peça fundamental.

Não existe uma fórmula que funcione para todos os negócios, mas o primeiro passo é entender quem é o seu público e onde ele está, para poder alcançá-lo. Uma boa oportunidade, principalmente para mercados menores e médios, é o investimento em redes sociais, como YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram. Estar presente, fazer contato, marcar o cotidiano do seu cliente com a sua marca vai levar seu negócio a um novo patamar de resultados.

Com o Marketing Digital, você consegue alcançar uma gama de objetivos, como atrair, converter e até fidelizar o seu cliente. De forma estratégica e bem planejada é possível trazer visibilidade para o seu supermercado e o melhor, com baixo custo de investimento em relação às mídias tradicionais.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos varejistas.

  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

Páscoa: saiba como preparar a sua loja e vender mais

15 de março de 2019

Vitrine: 4 passos para torná-la mais atraente

8 de fevereiro de 2019

Controle de prazo de validade dos produtos: entenda como fazer!

6 de agosto de 2019

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Gerenciamento por categorias: como fazer?
    20 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados