Meios de pagamentos: o futuro do dinheiro passa pela tecnologia
Neste artigo vamos apresentar um breve histórico sobre a evolução dos meios de pagamentos e quais são as inovações para os próximos anos. Confira!
Você já parou pensar como a transformação digital foi importante para que as formas como utilizamos o dinheiro atualmente fosse totalmente inovadora? Há alguns anos você imaginava sair de casa sem dinheiro na carteira? Segurança das informações, pagamentos de formas simplificadas, uso de pulseiras e relógios para pagar compras, são tantas mudanças na forma de realizar o pagamento uma compra, não é mesmo?
Antes de falarmos das inovações que surgiram no mercado para efetuar pagamentos vamos entender como tudo começou.
A história dos meios de pagamentos é bastante antiga, teve início a milhares de anos atrás. Estudos indicam que cerca de 10 mil anos a.C nossos ancestrais usavam animais como moeda de troca (escambo).
Em 610 a.C o rei Alyattes de Lydia (atual Turquia) criou a primeira moeda oficial do mundo. Seguindo na história chegamos ao dinheiro de papel. No ano de 1657 na Suécia, o Stockholms Banco, se torna o primeiro banco europeu a imprimir cédulas de dinheiro.
A evolução da indústria de meios de pagamento
Avançando no século chegamos ao surgimento da indústria de cartões. Na década de 50 o empresário americano Fred McNamara e alguns sócios lançaram a primeira indústria de cartões, a Diners Club. Na época, nenhuma outra empresa havia emitido com sucesso um cartão de crédito aceito em vários comerciantes.
No Brasil o uso do sistema de cartões teve início no final dos anos 1960, com popularização e expansão nos anos 1990.
Novos modelos de cartão
Já na década de 70 entra em uso os cartões com tarjas magnéticas. E em 1990 temos o surgimento dos cartões com chips. O chip agregou ao cartão a capacidade de armazenar e processar informações, devidamente protegidos por protocolos criptográficos, ou seja, a tecnologia de chip ajudou a reduzir as fraudes com cartões falsificados.
Estamos na Era Pós-Digital!
O surgimento da Internet das coisas
O conceito de Internet das Coisas (IoT) está relacionado a revolução tecnológica que busca integrar o mundo físico ao digital, coletando, analisando e compartilhando dados. Especialistas da área de tecnologia estimam que até 2030, 99% de tudo estará conectado à internet das coisas. Hoje podemos citar como exemplo de integração entre diferentes dispositivos, a comunicação entre smartphone e computador.
Pagamentos mobile
A economia brasileira está cada vez menos dependente do papel-moeda (cédula). De acordo com o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, até 2030 as cédulas e moedas serão substituídas por pagamentos no celular.
O crescimento dos pagamentos por aproximação
Outra opção é o uso da tecnologia NFC – pagamento por aproximação. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), cerca de 80% das 4,4 milhões de máquinas no país estão habilitadas para transações por aproximação.
Já os dados coletados Visa Analytics & Consulting, mostra que o brasileiro usou 18 vezes mais a tecnologia de pagamentos por aproximação quando comparados os meses de dezembro de 2017 e 2018.
Atualmente existem duas formas de realizar esse tipo de pagamento, um é utilizando smartphones que ofereçam essa tecnologia e a outra forma é efetuar os pagamentos usando uma pulseira, as chamadas wearables. Algumas emissoras de cartão de crédito já disponibilizam para seus clientes essas pulseiras.
Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos – TEF
Um ponto de atenção é quanto ao hábito de pagamento usando cartões. Como vimos o uso dessa opção de pagamento revolucionou o varejo e nos últimos anos vem crescendo cada vez mais. Hoje o varejo movimenta cerca de R$ 1, 3 trilhão só com o uso de cartões.
Para garantir ao varejista um serviço que garanta rapidez no atendimento quando os clientes efetuarem pagamentos usando cartão e segurança das informações existe no mercado a solução TEF.
O TEF permite que você tenha todos os dados das transações efetuadas com cartão armazenadas de forma segura e ainda otimiza o seu processo de conferência das vendas, facilitando dessa forma todo o gerenciamento financeiro da sua loja.
Recapitulando
A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é a solução tecnológica mais segura para varejistas que realizam transações de cartões de crédito e débito. Com essa solução é possível centralizar e integrar todos os pagamentos efetuados no PDV, já
que o processo é realizado de modo totalmente eletrônico e automático, eliminando o risco de erros manuais.
Você pode ler mais sobre o conceito do TEF aqui.
No momento que é finalizado o pagamento todos os dados referentes a venda são registrados automaticamente no sistema de automação comercial (ERP), diminuindo o risco de fraudes e facilitando o gerenciamento das vendas e o envio de informações para a SEFAZ.
Conclusão
Como podemos notar é perceptível que cada vez mais se torna fundamental integrar os canais online e offline e diversificar as formas de receber pagamentos. Outro ponto de destaque é que a otimização dos meios de pagamento favorece não apenas o consumidor, mas o segmento varejista como um todo. Isso porque as diversas soluções que vêm surgindo no mercado garantem que o setor esteja cada dia mais inovador. Ficar atento a todas essas mudanças já não é mais uma opção!
TEF Linear
Quer trazer mais comodidade para o seu cliente, segurança para o pagamento de compras com cartão e controle assertivo das vendas? Entre em contato com um de nossos especialistas e conheça todas as vantagens do sistema TEF. Ligue (31) 2511-3131 ou preencha o nosso formulário que entramos em contato!