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Estoque

Reposição de Estoque: Saiba como fazer e sua importância

16 de fevereiro de 2021 by Departamento de Marketing

Muitas vezes o controle e a reposição de estoque são deixados de lado e não recebem atenção apropriada dos empresários. Entretanto, saiba que a reposição de estoque é atividade essencial para a manutenção dos produtos e materiais que compõem o mix da sua loja.

É muito importante que seus clientes encontrem as prateleiras bem abastecidas e que jamais percebam espaços vazios pela ausência de um produto – as temidas rupturas de estoque. Além disso, uma reposição de estoque feita com a periodicidade correta pode significar oportunidade de vendas, aproveitamento de recursos e melhoria no desempenho global da empresa.

Infelizmente o descrédito a esse tema deve-se à falsa percepção de que a reposição de estoque é uma tarefa complicada e que traz gastos elevados para empresa. Muito pelo contrário, nesse artigo vamos te mostrar como pode ser uma tarefa fácil e vantajosa, capaz inclusive de diminuir prejuízos e melhorar suas vendas.

Inicialmente, para saber de quanto em quanto tempo será necessário repor seu estoque é preciso ter ciência da variação de vendas da empresa, pois a reposição será realizada de acordo com a necessidade e o fluxo de vendas do negócio. Por isso, analise com atenção o histórico de vendas dos meses anteriores, para identificar qual é o fluxo da sua empresa.

Existem dois fluxos em que sua empresa pode se encaixar:

  1. Se sua empresa possui um fluxo de vendas constante/sem grandes variações

Neste cenário é fácil mensurar o período de reposição. Basta definir um calendário de reposição e desta forma manter o estoque sempre em dia, como veremos a seguir.

  1. Se sua empresa possui um fluxo de vendas incerto/com grandes variações

Neste cenário a abordagem é diferente. Isso porque as vendas podem ser baixas em um mês e terem um aumento repentino no mês seguinte, por exemplo. Por isso, uma opção é realizar um acordo com os seus fornecedores para que os produtos sejam entregues conforme a necessidade.

Com base nessa análise cuidadosa que você fez para identificar o fluxo de vendas da sua empresa, você também será capaz de identificar quais produtos demandam maior investimento e que apresentam índice de vendas mais elevado. Assim, será possível eliminar gastos desnecessários com itens que tendem a ficar parados nas prateleiras. 

Fluxo de estoque

Depois de definido isso, independente do cenário atual da sua empresa, você precisa considerar alguns outros dados para a análise. Como por exemplo, conhecer o estoque máximo e o estoque mínimo.

Estoque Máximo

Além da demanda do produto, você precisa saber as limitações físicas de espaço que a loja tem para armazenamento destes produtos que não ficarão expostos na área de venda. Assim, será possível mensurar se o tamanho é adequado para a demanda dos produtos e então poderá fazer um aproveitamento adequado do espaço.

O estoque máximo determina a quantidade limite de um determinado produto e não deve ser ignorado, pois pode significar prejuízos, principalmente no caso das mercadorias perecíveis e daquelas que apresentam baixa saída.

Portanto, se a armazenagem máxima de um item corresponde às 100 unidades e no momento da análise o estoque contava com 76, apenas 24 novos produtos devem compor o estoque. Além disso, é importante atentar-se às datas de validade, para que as mercadorias adquiridas há mais tempo sejam priorizadas na hora de repor as gôndolas e prateleiras.

Estoque Mínimo

Ele também é chamado de estoque de segurança, porque é o estoque que vai dar contar de suprir um imprevisto, como por exemplo, um atraso na entrega de um determinado produto. Serve para manter uma quantidade de estoque mínima que seja capaz de manter a empresa operante no caso de não possuir a mercadoria.

Atente-se para o fato de que o estoque de segurança não é algo para se contar em um cenário comum, sem imprevistos ou atrasos de entrega. Por isso, ele só deve ser utilizado em casos de compra já efetuada.

Mas como você fará para calcular o estoque mínimo? Existe uma fórmula básica para isso que considera o Tempo de entrega do produto X Demanda média do produto. Vejamos:

Se um mercado vende por dia em média 5 pacotes de arroz e o prazo de entrega é de 10 dias, o estoque deste produto deve ter no mínimo 50 pacotes de arroz, considerando um possível cenário de acabar o produto neste tempo de entrega.

Dicas de Ouro:

Para uma economizar e reter gastos no controle de estoque, você pode adotar algumas estratégias:

  • Conheça os produtos que têm menor saída, e com base nisso diminua a compra ou extingue-os do mix da loja;
  • Mantenha no estoque somente os produtos com maior venda;
  • Busque fornecedores com melhores preços;
  • Invista em um sistema de controle de estoque eficiente com o modelo ERP, pois esse sistema pode reduzir consideravelmente os retrabalhos, as rupturas e até os deslocamentos inadequados de produtos. Os relatórios detalhados são ótimas fontes de acompanhamento. Eles servem também para simplificar atividades como inventário, balanço, controle de extravios e periodicidade de reposição de determinados produtos.

Cabe destacar ainda que a maneira mais inteligente e vantajosa de realizar a reposição de estoque, acompanhar e centralizar as demais operações da empresa é contar menos com a tarefa humana, sujeita a erros e esquecimentos, e utilizar um software projetado especificamente para lidar com essas análises e trabalhe com o modelo ERP. Esse software será capaz de considerar o segmento da sua empresa e personalizar de acordo com as particularidades do empreendimento, como é o caso do software desenvolvido pela Linear Sistemas, referência no setor.

Não fique sem um estoque eficiente! Entre em contato com a Linear Sistemas e descubra as melhores soluções para a sua empresa e conte com o auxílio de qualidade de um suporte técnico especializado.

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