Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
ERP, Estoque, Financeiro

Ruptura no estoque do varejo alimentício: o que é e como evitar?

6 de fevereiro de 2019 by Departamento de Marketing

Um dos maiores desafios do setor varejista é a ruptura de produtos no ponto de venda. Se você é dono de um supermercado ou minimercado sabe que o estoque é o coração da sua empresa.

Dados estatísticos

Um levantamento realizado pela Neogrid/Nielsen com base na movimentação de 25 mil lojas do setor supermercadista em todo o país aponta que o índice médio de ruptura no primeiro semestre de 2018, foi de 10,38%. Esse valor Impacta diretamente na rentabilidade do negócio.

Ou seja…

Falta mercadoria na gôndola, o varejista não consegue atender a demanda do cliente devido a esta falta de produto e isso consequentemente prejudica as vendas.

Conheça os dois tipos de rupturas

Produto em falta no estoque – Esta ruptura é caracterizada pela falta de estoque para repor um determinado produto na gôndola. A principal causa desse tipo de ruptura são a falta de processos automatizados para um controle eficiente do estoque.

Prateleira vazia e estoque cheio –  Este é o maior problema que o varejista pode identificar em seu estoque. Quando o produto está no estoque, mas não está na gôndola, deixando assim de atender a demanda do cliente.

 

Principais causas da ruptura

  • Informações incompletas no gerenciamento do estoque
  • Trabalhar com reposição automática sem ter um software ERP eficiente
  • Atraso na entrega dos fornecedores
  • Sazonalidades
  • Demora da equipe do Centro de Distribuição para encaminhar os produtos às lojas
  • Falta de capacitação profissional.

Como medir a ruptura no estoque?

ECR (Efficiente Consumer Response) propôs em 2016 algumas diretrizes para a medição da ruptura no estoque. Foi sugerido um cálculo de acordo com as características de cada linha de produto.

Veja:

Itens sazonais devem ser considerados no cálculo.

Itens que estão saindo de linha ou foram descontinuados não entram no cálculo.

Lançamentos e novos itens cadastrados precisam ser incluídos no cálculo a partir da primeira venda em loja.

Itens com compras temporariamente suspensas e importados de venda contínua são considerados.

Itens com compras temporariamente suspensas e importados de venda contínua são considerados.

Importados eventuais não participam do cálculo.

Como calcular: Produtos que não têm estoque / Total de produtos do PDV x 100

Como evitar?

  • Calcule o estoque de segurança.
  • Defina os produtos que serão comprados para alimentar o estoque.
  • Invista em um sistema de gestão para controlar o estoque de forma assertiva.
  • Treine a sua equipe
  • Faça inventários periódicos

Em conclusão

A aplicação dessas medidas auxiliam na minimização da ruptura de produtos no seu estoque e na sua prateleira. Faça uma análise de quais são os pontos que causam ruptura na sua loja,  acompanhe de perto todo o processo e garanta um crescimento sustentável do seu negócio.

Para saber mais:

Leia também este conteúdo sobre como um software ERP pode melhorar a automação dos processos do seu estabelecimento

 

Tags  
ERPGestão
  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

Fluxo de Caixa: entenda a importância para o seu negócio

18 de janeiro de 2019

Descubra agora mesmo como usar o marketing digital para supermercado

19 de setembro de 2019

Como reduzir o desperdício de produtos na sua loja e melhorar seu resultado através do controle de estoque

9 de fevereiro de 2021

Comment

  • Pingback: Como ter um controle de estoque efetivo? - Conexão Linear

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Gerenciamento por categorias: como fazer?
    20 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados