O que é feedback?
Feedback é uma palavra inglesa que significa opinião, retorno, avaliação ou comentário.
Este termo é muito utilizado nas empresas, pois trata-se de uma ferramenta que visa avaliar o desempenho, a conduta e os resultados de uma pessoa ou um grupo de pessoas.
Esse processo tende a indicar os pontos positivos e negativos do trabalho realizado, objetivando auxiliar na melhorara do desempenho através de orientações e críticas construtivas, a fim de garantir mais eficiência e eficácia.
Tipos de feedbacks
Existem três tipos de feedback: positivo, construtivo e negativo. O que os difere é o objetivo de cada um.
Feedback positivo: objetiva reforçar um comportamento positivo que desejamos que se repita.
Feedback construtivo/corretivo: objetiva corrigir um determinado comportamento.
Feedback negativo/ofensivo: é aquele que tem o intuito de modificar um comportamento intimidando, como por exemplo, dizer: “Você está fora se não bater a meta.” Possui uma conotação de desprezo, um tom de ameaça.
Como realizar feedbacks
A maioria dos colaboradores anseia por receber feedbacks, principalmente quando são novos membros, pois querem saber se estão fazendo um bom trabalho e o que pode ser melhorado.
Segue algumas dicas:
– Crie um ambiente agradável, assim o colaborador se sentirá seguro e confiante e estará mais receptivo quanto às sugestões de melhorias.
-Fale, mas escute também, principalmente em feedbacks corretivos. Permita que a pessoa indague e diga o que sente. Assim, ela o verá como alguém com quem se pode contar e isso terá um impacto positivo nas mudanças necessárias no trabalho que executa.
– Seja específico, pontue o que você não acha correto e o que poderia melhorar. Dê dicas de como a pessoa deve agir, oriente.
-Dê tempo e oportunidade para que a pessoa possa absorver e colocar em prática as mudanças solicitadas.
Vantagens do feedback
Realizar feedbacks com regularidade traz inúmeros benefícios, como:
– Maior proximidade entre o colaborador e o gestor;
– Melhora na comunicação, diminuindo assim a quantidade de confusões e mal entendidos;
– Funcionários mais confiantes e motivados, pois sabem que têm apoio constante;
– Correção de comportamentos inadequados e uma adesão maior aos valores e princípios da empresa;
– Diminuição da rotatividade de funcionários.
É importante lembrar que o feedback deve ser sempre instrutivo e nunca punitivo, para que não perca sua finalidade, que é a de corrigir, orientar e desenvolver pessoas mais produtivas, motivadas e engajadas.
Kelly Ferreira – Relacionamento com o Cliente