Saiba se está oferecendo os produtos certos para seu cliente
Você acha que seu produto não está saciando o desejo de seus clientes? Um estabelecimento, quando criado, tem como objetivo se consolidar no mercado promovendo a solução das demandas dos clientes. Por muitas vezes, sabemos que para se estabelecer, a empresa passa por obstáculos que precisam ser superados. Um deles é saber se seu público corresponde ao produto que oferece.
No post de hoje, você irá saber um pouco mais sobre como mensurar esse ponto tão importante. Confira!
Conheça seu produto
O cliente, quando atendido em um estabelecimento, percebe se o vendedor conhece bem sobre o produto oferecido, então se dedique em estudar os benefícios e singularidades que possam ajudá-lo de alguma forma. Explique em poucas palavras o que é, para que serve, qual o diferencial da mercadoria em comparação aos concorrentes e quais serão as vantagens que ele terá escolhendo sua empresa.
Defina o público alvo
Para saber quem quer atingir, você deve realizar uma pesquisa para definir o público alvo. Ou seja, saber quem consome o produto. Assim, perceba o movimento de sua loja e organize alguns pontos-chave para que guiem sua investigação. Veja algumas informações que deve buscar:
- Idade;
- Gênero;
- Profissão;
- Renda média;
- Estado Civil;
- Região onde mora;
- Principais interesses;
- Principais dificuldades.
Com esses pontos, você garante que saberá quem são as pessoas que frequentam seu estabelecimento. Desse modo você alinha suas expectativas em pessoas reais que possuem dores que irão ser beneficiadas com seu serviço.
Receba feedbacks
Feedbacks são altamente importantes para saber se o que uma empresa oferece está suprindo as expectativas de quem utiliza. Para isso, você pode utilizar formulários que consiste em avaliar e recomendar seu negócio. É muito importante que a empresa mensure a qualidade de seus produtos e atendimentos para saber se está seguindo o caminho certo. Neste post sobre indicadores de atendimento, você confere algumas opções de formulários que pode utilizar para medir a satisfação do cliente.
Foque na experiência do cliente
Você deve dispor das técnicas para atrair o cliente de forma com que a experiência do cliente seja a melhor possível. Assim, se você trabalha tanto em um comércio eletrônico ou físico, pense em estratégias que tornem a visita intuitiva e que traga conforto e segurança. Um bom ponto a se trabalhar também é o marketing sensorial que busca utilizar os sentidos do cliente como forma. Mas nos aprofundaremos mais nisso em um próximo momento.
Convença o cliente
Utilize a indecisão do cliente como aliada. Muitas vezes, insistir um pouco mais em uma abordagem garante que esse consumidor saia com seu produto da loja. Tire todas as dúvidas dele nesse momento e foque nos benefícios que o produto irá promover ao comprar.
Agora que você já sabe como alinhar seu público com seu produto, conheça ações para faturar mais em seu supermercado no Carnaval!