Social Selling: potencial gerador de negócios nas redes sociais
Social Selling não é marketing em redes sociais. Esse processo, que em tradução literal significa venda social, é responsável por criar relacionamentos por meio das redes sociais e consequentemente concretizar vendas.
Esse processo cresceu ainda mais em tempos de pandemia devido ao isolamento social, mas segue como forte tendência para 2021. Por isso, você não pode perder a oportunidade de alavancar as vendas do seu negócio com essa estratégia.
O que realmente é o Social Selling?
O Social Selling é um marco no processo de venda direta de divulgação, escolha e compra do produto, pois migra esse processo de venda direta para a forma 100% digital e tem se mostrado bastante efetivo para gerar, nutrir e converter leads. Além disso, pode ser realizado com facilidade em qualquer plataforma das inúmeras redes sociais do momento, como o Instagram, o Facebook, o Twitter e até mesmo o TikTok.
Isso somente é possível porque os usuários das mídias não estão nas redes sociais apenas para interagir com conhecidos, celebridades e amigos. Para além disso, esses usuários demonstram uma propensão ao consumo e a aquisição de produtos nas mídias sociais que, por sua vez, tornaram-se um importante canal de divulgação das marcas e empresas de diversos portes, desde o pequeno empreendedor às marcas internacionais.
Em outras palavras, Social Selling diz respeito ao uso das redes sociais para encontrar, se conectar e se relacionar com clientes potenciais com o objetivo de acelerar as vendas.
Vantagens do Social Selling
O Social Selling permite que a equipe de vendas crie relacionamentos de muito valor, sem a necessidade de estar atuando a todo momento. Além disso, ao mesmo tempo que investir em vendas sociais é cômodo para o seu negócio, também é para o seu potencial cliente. Isso ocorre porque esta estratégia aproveita o uso que já é feito digitalmente para realizar uma pesquisa antes da compra, tornando mais simples toda a jornada de aquisição.
Dessa forma, em curto prazo, as vendas são maximizadas com os clientes que já estão no momento de aquisição. E, para aqueles que não estão, a construção desse relacionamento permanece na lembrança deste usuário que, quando tiver uma demanda específica, se lembrará que sua empresa pode suprir a necessidade.
Entretanto, esse processo vai muito além de promessas de resultados e se você ainda não estruturou na sua empresa um projeto de Social Selling, saiba que ainda dá tempo.
Como dar os primeiros passos?
- Escolha a rede social certa
A depender do público do seu negócio, uma ou outra rede social pode ser mais adequada e por isso essa análise deve ser realizada. Mas seja ela o Instagram, o Facebook, o Youtube, o Twitter ou o TikTok, é fundamental que exista um direcionamento de marketing para definir como vai ser o posicionamento em cada uma dessas redes, diante das peculiaridades e das ferramentas que cada uma oferece.
Alerta-se que não é recomendado o uso desenfreado das redes sociais, pois essa estratégia de “sair atirando por todos os lados” logo no início dessa atuação pode trazer resultados inconsistentes ou dificultar bastante a mensuração dos resultados e aprendizados.
- Construa uma reputação digital
A imagem da sua empresa tem um peso importante para iniciar e manter conversas. Diante do cenário digital, é válido construir uma reputação digital que esteja de acordo com a intenção que o seu negócio deseja passar ao público. Por exemplo, pode ser vantajoso para o seu nicho manter um discurso ecológico, bem humorado, crítico, comparativo, profissional, de influência ou apelativo, dentre tantos outros. Uma coerência na reputação digital é bem vista.
Neste sentido, é fundamental que uma equipe de marketing esteja atenta e bem informada, para auxiliar na estruturação do seu negócio no ambiente online e também na manutenção da empresa.
- Aprenda com os seus clientes
É vital ouvir e entender os seus clientes, em qualquer tipo de venda. E sendo no ambiente digital, qualquer reclamação, comentário ou elogio é público e pode se difundir muito rapidamente, para o bem ou para o mal. Por isso, dentro do possível, responda seus clientes em tempo real, ainda que sejam mensagens prontas com as principais perguntas massificadas do nicho. Porém respostas personalizadas são sempre muito bem-vindas já que, eventualmente, tornam-se virais positivos nas redes, seja pelo humor, pelo respeito ou pelo toque inusitado.
- Gere conteúdo de valor
Considerando os desejos do seu negócio, a reputação que deseja passar e o perfil dos seus potenciais clientes, é possível definir o tipo de conteúdo de valor que pode ser gerado. Novamente o departamento de marketing poderá auxiliar na produção e avaliação deste conteúdo.
Esse conteúdo de valor pode causar ao usuário algum tipo de emoção, seja nostalgia, indignação, empatia, felicidade ou o qualquer outro sentimento que desperte uma vontade de consumir ou divulgar. Dessa forma, seu conteúdo pode gerar conversões.
Vale ressaltar que, no meio das redes sociais, não é visto com bons olhos o hábito de compartilhar apenas conteúdos gerados pela própria empresa. Por isso, explore oportunidades de parcerias com personalidades influentes e sites formadores de opinião relativos ao seu setor, mas que não concorram com seu negócio, claro.
E se você não utilizar o Social Selling como estratégia de vendas?
Bom, saiba que, assim como a transformação digital como um todo, o Social Selling é um caminho sem volta. E se a sua empresa está perdendo a oportunidade de se atualizar neste sentido, pode significar a curto ou a médio prazo uma perda de mercado para a concorrência que estiver mais atualizada e madura nesta estratégia.
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