Tudo que você precisa saber para lidar com a gestão de crise no seu negócio
Toda empresa passa por momentos delicados, que podem interferir no andamento do negócio. É necessário ter um plano de gestão de crise, para conseguir enfrentar essa fase da melhor forma possível e sair dela mais forte. São diversos os tipos de crise que uma empresa pode passar, como crise de imagem, financeira ou patrimonial. O principal desafio é tomar decisões rápidas e que sejam efetivas, para solucionar o problema. Então, para te ajudar, vamos te dar dicas de como lidar com a gestão de crise no seu negócio.
Qual a importância da gestão de crise?
Antes de saber a importância, é preciso entender o conceito de crise dentro de uma empresa. Na definição básica, crise empresarial é um problema que impacta diretamente nas atividades do seu negócio. Para resolver esse problema, é necessário estar preparado, para tomar as melhores decisões. A gestão de crise é exatamente esse planejamento, que define quais serão as soluções que irão minimizar os efeitos do problema enfrentado por sua empresa.
Agilidade na tomada de decisões
A agilidade é o carro chefe na sua gestão de crise. Diante de um problema, a sua empresa precisa se posicionar o mais rápido que puder, para mostrar que providências estão sendo tomadas e que a situação está sob controle. Mas preste atenção, a agilidade para definir as ações não pode ser confundida com pressa e desleixo, tudo deve ser muito bem pensado e planejado. É fundamental que os consumidores entendam que medidas estão sendo definidas e colocadas em prática e que eles estão sendo ouvidos nesse processo.
Reduza os custos
Assim como na rotina do seu negócio você faz o controle para evitar perdas, no momento de crise, também é preciso controlar gastos. Reduza custos que não sejam essenciais e tente negociar suas dívidas. Toda crise, mesmo as que não são financeiras, impactam diretamente nas contas do negócio, por isso, é necessário um planejamento e cortes, para garantir estabilidade nesses momentos.
Monitore as ações
Após definir as estratégias para solucionar os problemas, monitore a efetividade dessas ações e quais resultados elas geraram. Uma forma de controlar tudo o que foi implantado é por meio de relatórios, como a utilização de uma ferramenta de dashboards, como o smartMOB Linear. Ter as ações documentadas é fundamental, para o controle da situação e para obter indicadores de desempenho.
Invista no atendimento
Em momentos de crise, onde os clientes ficam em dúvida, é necessário investimento em treinamentos e atendimento. Os seus colaboradores precisam estar preparados para responder dúvidas ou resolver os problemas dos consumidores. Isso faz parte da gestão de crise, já que a relação com os clientes faz parte das estratégias de contenção.
Como podemos ver, existem ações que devem ser colocadas em prática, para gerenciar possíveis crises que sua empresa possa passar. Essas dicas te indicam um caminho seguro, para que você possa garantir o sucesso do seu negócio, mesmo passando por uma fase difícil.
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