Veja 4 dicas para otimizar a gestão de perdas no seu supermercado
A gestão de perdas nos supermercados ainda é uma prática menosprezada entre os empreendedores que valorizam somente o lucro de seu estabelecimento e deixam de considerar os produtos que está perdendo nas estantes.
Desse modo, um dos maiores desafios ao administrar o armazenamento é conseguir evitar as diferenças entre o estoque físico e o contábil. Essa divergência é compreendida como perda e, em muitos casos, só é descoberta tardiamente mediante inventários e balanços.
Vale destacar que a taxa de perdas é um dos processos que mais interfere nas finanças do supermercado e, diante de um cenário desfavorável da economia, decisões para elevar a margem de lucro são fundamentais. Continue a leitura e saiba como fazer uma gestão de perdas eficiente no seu supermercado!
1. Melhore o controle de estoque
O controle de estoque é um dos maiores desafios do varejista e o principal responsável por garantir o sucesso de todo o processo. A prevenção de perdas é o acompanhamento de toda a movimentação dos produtos do estabelecimento.
Transporte, exposição nas estantes e vencimentos são alguns aspectos que precisam ser gerenciadas de perto pelo time responsável por controlar o estoque da empresa. Essas operações são grandes causadoras de desperdícios e uma supervisão minuciosa é essencial para minorá-las.
2. Realize promoções sempre que preciso
Ter produtos parados nas prateleiras é o mesmo que decretar prejuízo. Por isso, ao perceber que o seu supermercado se encontra nessa situação, promova promoções. É melhor vender um item com uma margem de lucro reduzida do que perdê-lo totalmente por conta do vencimento do seu prazo de validade.
3. Conte com a ajuda da tecnologia
A tecnologia aumenta a eficiência em todas as áreas, pois é capaz de automatizar e otimizar os processos, deixando-os mais dinâmicos e elevando consideravelmente a produtividade. Atualmente, há várias ferramentas para melhorar a gestão de perdas no supermercado.
Existem produtos que são perdidos tanto por validade quanto por problemas relacionados ao armazenamento. Um sistema de gestão poderá intervir positivamente nesses problemas.
Desse modo, o gestor conseguirá consultar as informações fornecidas pela ferramenta e saber quais produtos estão perto da data de vencimento, há quanto tempo estão parados e quando o supermercado receberá mercadorias que exigem mais cuidados. A partir disso será possível separar antecipadamente colaboradores capacitados e locais para armazenagem.
4. Implemente o PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai)
Essa rotina precisa ser adotada pelos funcionários que realizam a reposição de produtos, que é simplesmente dar atenção aos itens que estão perto de vencer.
Na correria do dia a dia, é comum que os repositores insiram novos produtos sem prestar atenção na data de validade, o que pode ocasionar perdas significativas. Dessa forma, adotar um método aprimorado de reposição de mercadorias, que tenha como fundamento priorizar a saída dos produtos que vencem primeiro, é um ótimo método para reduzir perdas em seu supermercado.
Portanto, em um mercado a cada dia mais acirrado, a melhor maneira de garantir a elevação da lucratividade é melhorando a gestão de perdas no supermercado. É necessário estabelecer uma cultura de combate aos prejuízos de estoque, pois isso é um diferencial competitivo e pode ocasionar melhores resultados para o negócio.
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