Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
Gestão

Veja 4 dicas para otimizar a gestão de perdas no seu supermercado

2 de julho de 2019 by Departamento de Marketing

A gestão de perdas nos supermercados ainda é uma prática menosprezada entre os empreendedores que valorizam somente o lucro de seu estabelecimento e deixam de considerar os produtos que está perdendo nas estantes.

Desse modo, um dos maiores desafios ao administrar o armazenamento é conseguir evitar as diferenças entre o estoque físico e o contábil. Essa divergência é compreendida como perda e, em muitos casos, só é descoberta tardiamente mediante inventários e balanços.

Vale destacar que a taxa de perdas é um dos processos que mais interfere nas finanças do supermercado e, diante de um cenário desfavorável da economia, decisões para elevar a margem de lucro são fundamentais. Continue a leitura e saiba como fazer uma gestão de perdas eficiente no seu supermercado!

1. Melhore o controle de estoque

O controle de estoque é um dos maiores desafios do varejista e o principal responsável por garantir o sucesso de todo o processo. A prevenção de perdas é o acompanhamento de toda a movimentação dos produtos do estabelecimento.

Transporte, exposição nas estantes e vencimentos são alguns aspectos que precisam ser gerenciadas de perto pelo time responsável por controlar o estoque da empresa. Essas operações são grandes causadoras de desperdícios e uma supervisão minuciosa é essencial para minorá-las.

2. Realize promoções sempre que preciso

Ter produtos parados nas prateleiras é o mesmo que decretar prejuízo. Por isso, ao perceber que o seu supermercado se encontra nessa situação, promova promoções. É melhor vender um item com uma margem de lucro reduzida do que perdê-lo totalmente por conta do vencimento do seu prazo de validade.

3. Conte com a ajuda da tecnologia

A tecnologia aumenta a eficiência em todas as áreas, pois é capaz de automatizar e otimizar os processos, deixando-os mais dinâmicos e elevando consideravelmente a produtividade. Atualmente, há várias ferramentas para melhorar a gestão de perdas no supermercado.

Existem produtos que são perdidos tanto por validade quanto por problemas relacionados ao armazenamento. Um sistema de gestão poderá intervir positivamente nesses problemas.

Desse modo, o gestor conseguirá consultar as informações fornecidas pela ferramenta e saber quais produtos estão perto da data de vencimento, há quanto tempo estão parados e quando o supermercado receberá mercadorias que exigem mais cuidados. A partir disso será possível separar antecipadamente colaboradores capacitados e locais para armazenagem.

4. Implemente o PVPS (Primeiro que Vence, Primeiro que Sai)

Essa rotina precisa ser adotada pelos funcionários que realizam a reposição de produtos, que é simplesmente dar atenção aos itens que estão perto de vencer.

Na correria do dia a dia, é comum que os repositores insiram novos produtos sem prestar atenção na data de validade, o que pode ocasionar perdas significativas. Dessa forma, adotar um método aprimorado de reposição de mercadorias, que tenha como fundamento priorizar a saída dos produtos que vencem primeiro, é um ótimo método para reduzir perdas em seu supermercado.

Portanto, em um mercado a cada dia mais acirrado, a melhor maneira de garantir a elevação da lucratividade é melhorando a gestão de perdas no supermercado. É necessário estabelecer uma cultura de combate aos prejuízos de estoque, pois isso é um diferencial competitivo e pode ocasionar melhores resultados para o negócio.

 Gostou das informações do nosso post? Quer continuar aprendendo sobre o assunto? Então nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro das atualizações. Estamos no Facebook, Linkedln e Twitter!

  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

As 5 causas mais comuns de problemas no estoque

22 de janeiro de 2020

Quer vender mais? Invista em produtos gourmet

26 de janeiro de 2021

Saiba os principais tipos de inventário para sua loja

9 de novembro de 2020

Comment

  • Pingback: Fique de olho nas principais tendências para supermercados do momento - Conexão Linear

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Gerenciamento por categorias: como fazer?
    20 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados