Controle de prazo de validade dos produtos: entenda como fazer!
Controlar o prazo de validade dos produtos que são comercializados em seu estabelecimento não é uma tarefa simples. Dependendo do mix de itens que você possui, esse tipo de ação torna-se ainda mais complexa e, em alguns casos, humanamente impossível.
O grande problema é que, em uma analogia com a matemática, produtos vencidos é igual a prejuízo para a empresa. Diante deste fato, qual seria a forma ideal de gerenciar essas datas para evitar que os produtos vençam no estoque ou nas gôndolas?
Se você tem essa dúvida, está no lugar certo. Neste artigo, você vai saber como fazer esse controle, bem como a sua importância para a empresa. Confira!
A importância de fazer um bom controle de prazo de validade dos produtos
Um dos principais benefícios que uma boa gestão de estoque pode proporcionar é a operacionalização mais inteligente e eficaz. Podemos afirmar que esse tipo de prática permitirá que você tenha uma visão mais ampla de toda a movimentação de estoque, possibilitando tomar as decisões corretas que impactarão nesse setor da empresa.
Entretanto, investir nesse ponto da sua empresa pode gerar benefícios ainda maiores, entre eles, uma significativa redução nos custos da empresa. Isso porque, ao gerenciar bem o seu estoque, você evitará a compra desnecessária de produtos, bem como correr o risco de ficar sem determinados itens para comercialização.
Além disso, temos a questão do controle de vencimento dos produtos. Ao cuidar bem da gestão de estoque, especialmente ao utilizar ferramentas tecnológicas, você pode realizar esse acompanhamento e evitar que determinados produtos acabem vencendo na gôndola ou no estoque.
Quando isso ocorre, os prejuízos são enormes e perfeitamente mensuráveis. Afinal, não há nada pior do que comprar produtos e, simplesmente, perdê-los, sem que eles tenham a oportunidade de gerar receita para o negócio.
Apesar de extremamente prejudicial, infelizmente, esse tipo de problema não é incomum nas empresas e isso decorre de um único motivo: falta de gestão de estoque. Como mencionado, esse processo não é simples e envolve uma série de táticas e estratégias, bem como a utilização de bons sistemas de gestão integrada.
Dicas para fazer o controle de forma eficiente
Agora que você entendeu a importância de fazer o controle de estoque de forma eficiente para evitar que os produtos vençam na prateleira, vamos mostrar algumas práticas que você pode adotar em sua empresa para evitar esse tipo de problema. Continue lendo!
Programe o abastecimento do estoque
Uma forma bastante eficiente de identificar se há falhas na gestão do estoque passa pela verificação da existência de uma grande quantidade de produtos com prazo de validade muito curta, ou seja, itens que foram adquiridos e que excederam a demanda do mercado naquele momento.
Para tanto, é necessário que você realize, inicialmente, a programação do abastecimento do estoque. Isso deve ser feito com base em diversas outras informações que têm relação com a demanda de produtos e a necessidade de compras.
Outro detalhe que você precisa observar é evitar se deixar seduzir por condições comerciais atrativas. Isso porque determinadas compras podem provocar um aumento e acúmulo significativo de alguns produtos, além do risco de ocorrer o vencimento antes dos itens serem vendidos.
Identifique a demanda
Saber identificar a demanda é fundamental para fazer uma boa gestão de estoque, bem como programar o seu abastecimento. Em um período baixo de vendas de determinado item, pela lógica, as compras devem ser reduzidas para evitar que esses produtos fiquem muito tempo estocados, correndo o risco de vencer.
Assim, você deve analisar o histórico de giro de produtos ao longo de todo o ano e avaliar o panorama de comércio antes de fechar negócios com seus fornecedores. Dessa forma, você terá mais chances de acertar as quantidades necessárias de cada item que precisa ser reposto.
Um dos fatores que mais influencia as variações de demanda é a sazonalidade. Por exemplo, em dias quentes, sorvetes e produtos gelados têm uma maior saída. Entretanto, no inverno, pode ser prudente reduzir a quantidade desses produtos.
O que precisa ficar muito claro é que essas definições jamais poderão ser padronizadas para todo o tipo de negócio. Isso dependerá de vários fatores, muitos deles, que existem apenas no seu empreendimento. Portanto, a identificação de demanda deve ser algo elaborado com muita atenção, utilizando informações e dados precisos e atualizados.
Ofereça promoções para aumentar a saída
Uma estratégia rápida para fazer produtos do estoque terem uma saída maior é oferecer promoções em determinados momentos. Isso pode ser feito sempre que alguns itens estão próximos de vencerem.
O ideal é evitar que o vencimento esteja muito próximo, entretanto, caso isso ocorra, você precisa agir rápido e criar promoções atrativas que proporcionem o escoamento da mercadoria em um prazo bem pequeno. Assim, evita-se a perda desses produtos.
Oferecer brindes e condições de pagamento especiais para esses itens também é uma sugestão interessante para gerar uma grande saída de determinados produtos. O ideal é reduzir ao máximo o desperdício e, se possível, manter a lucratividade dos produtos, mesmo que com margens menores.
Utilize a tecnologia
Por fim, chegamos à dica mais importante que você deve seguir para controlar o prazo de validade dos produtos do seu estabelecimento: a utilização de um bom sistema integrado, ou seja, um ERP.
Contar com essa ferramenta extremamente avançada simplificará o processo de controle e alimentação do estoque, impactando positivamente na gestão dessa área da empresa. Com um sistema como esse, você será capaz de acessar relatórios consistentes a respeito do giro que determinados produtos tiveram, bem como da sazonalidade de venda e, até mesmo, da margem de lucro por itens.
Estamos tratando de uma ferramenta extremamente eficaz e essencial para gerir bem os produtos do seu estoque, evitando que eles vençam na prateleira e gerem todos os prejuízos que esse tipo de acontecimento pode provocar.
Para finalizar, podemos afirmar que as vantagens de um ERP não se limitam apenas à gestão de estoque e controle de prazo de validade dos produtos. Ele também é capaz de integrar todos os setores da empresa, proporcionando mais agilidade e praticidade na administração do negócio.
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