As 5 causas mais comuns de problemas no estoque
Um tema que, a todo tempo, tratamos aqui é que os empresários devem sempre se atentar a um controle de estoque efetivo. A administração dessa área afeta diretamente todos os outros setores da empresa, como o financeiro, marketing e comercial. Por isso, a gestão dessa área contribui com a diminuição das perdas e consequentemente aumento nos lucros. Para que você garanta um desenvolvimento saudável do seu negócio, levantamos as principais causas que geram problemas no estoque e podem ser evitadas. Confira!
1 – Compra de produtos em excesso
Comprar mais que o necessário pode comprometer o seu estoque de várias formas, como a necessidade de adquirir um espaço mais amplo, realização do inventário e o risco do vencimento do prazo de validade. Assim é necessário saber ajustar o estoque, de acordo com a entrada e saída de mercadorias, de modo que seja suficiente para atender toda a demanda dos clientes.
2 – Falta de conferência na entrada de mercadoria
Não realizar a conferência de forma adequada na entrada das mercadorias pode gerar um enorme problema no estoque, uma vez que o fornecedor pode ter enviado produtos, quantidade ou preços diferentes do pedido negociado. Assim é necessário verificar se o pedido realizado é o mesmo que consta na nota fiscal recebida, antes de realizar o cadastro de produtos.
3 – Armazenamento dos produtos de forma incorreta
As perdas podem representar grandes problemas para o varejista, com isso deve-se atentar para cada particularidade de armazenagem das mercadorias. Uma temperatura muito elevada ou abaixo do permitido pode estragar o produto, impossibilitando a venda e levando a grandes perdas.
4 – Não realizar o inventário dos produtos
O inventário deve ser feito periodicamente, pois só assim é possível verificar quais produtos saem com mais frequência, exigem maior atenção na reposição e que apresentam menor giro. Além disso é possível verificar se há divergências entre o estoque lançado e a quantidade presente no estoque físico da loja. O inventário é o principal aliado do varejista, só através dele que é possível identificar os riscos de ruptura e os excessos de mercadorias.
5 – Falta de automatização
O estoque é o setor responsável por acompanhar a rota de distribuição de mercadorias, armazenar e conferir produtos, controlar a entrada e saída desses insumos, entre outras obrigações. No entanto, fazer tudo isso manualmente pode tornar o processo lento e com muitas chances de erros. Com o sistema de gestão ERP, você diminui drasticamente os processos manuais que podem causar erros operacionais na gestão do estoque.
Com a redução desses problemas, com certeza, haverá um controle maior do estoque, fazendo com que os produtos girem de forma adequada, atendam à demanda da loja e garanta boas vendas para o varejista. Por isso, invista em um ERP e colha os benefícios que ele pode proporcionar para o seu negócio.
A Linear Sistemas é uma empresa especializada em soluções em Gestão ERP para supermercados e padarias. São ferramentas integradas, seguras e ágeis que podem melhorar bastante os seus processos. Quer contar com o auxílio dessa tecnologia no seu negócio? Então, entre em contato conosco para conhecer mais detalhes da nossa solução.