Entenda qual a importância da proximidade do cliente com o seu negócio
Um fator que deve ser sempre prioridade para qualquer negócio é a relação com o cliente. Muito mais do que apenas oferecer um bom produto ou serviço, é necessário fazer com que o consumidor tenha uma boa experiência e se identifique com a sua empresa. Com a pandemia do coronavírus e passando por um momento de crise, os negócios acabam não investindo muito em marketing de atração e nem em estratégias para se aproximar do cliente. Porém, são exatamente nesses momentos delicados, que sua empresa deve desenvolver a relação com os seus clientes, para fidelizar e manter ativo o interesse de consumo.
Por isso, no post de hoje, vamos entender qual a importância e como manter proximidade do cliente com o seu negócio.
Entenda seus clientes
Não tem forma melhor de aproximar o cliente do seu negócio, do que entender como ele se comporta e quais são suas necessidades. Além de proporcionar uma boa experiência de compra, invista no pós-venda para manter o consumidor ativo na sua empresa. Procure saber qual é a necessidade real do seu público, o que ele procura, quais são os seus valores. Esses pontos são fundamentais para você traçar estratégias que fidelize e crie uma identificação entre o consumidor e o seu negócio.
Estratégia Omnichannel
Para trabalhar a proximidade do cliente, é preciso manter uma relação que vai além do espaço físico da sua loja. Já citamos algumas vezes aqui no blog, a importância da estratégia omnichannel e como ela pode oferecer uma experiência diferente. Essa estratégia consiste em desenvolver diferentes canais de comunicação com o seu cliente, de forma efetiva. Esses canais podem ser o e-mail, redes sociais, site ou blog, grupos em aplicativos de mensagem ou até mesmo uma central de atendimento no seu estabelecimento. Com várias opções, o cliente pode escolher o canal que funciona melhor para ele e você ainda consegue produzir conteúdos específicos para o seu público.
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Seja a solução
O que faz o consumidor escolher a sua empresa? Seria pelo produto? Preço? Reconhecimento? Talvez todos esses fatores influenciem, mas o principal motivo é que o que você oferece é uma solução para o seu cliente. Quando alguém procura por um produto ou serviço, ele quer suprir alguma necessidade de consumo. Então, o cliente procura por algo que resolva essa necessidade, ao mesmo tempo que ofereça alguma vantagem, seja no preço ou na qualidade desse produto ou serviço. Por isso, você precisa ser a solução do seu cliente e oferecer tudo que ele espera, quando decide comprar na sua loja.
Estratégia CRM
O Customer Relationship Management (CRM) é o gerenciamento do seu relacionamento com o cliente. Essa estratégia visa automatizar as funções que fazem parte do processo de proximidade com o consumidor e administrar todas as informações e dados gerados pela sua empresa sobre os clientes. São com essas informações, que você consegue entender o comportamento e desejos do seu público, além de otimizar o seu atendimento.
Tenha personalidade
Sua empresa precisa ter personalidade para criar identificação com os clientes. Atualmente com as mudanças nos hábitos de consumo, os consumidores procuram por empresas que compartilhem de seus ideais e isso, pode fazer mais diferença do que a qualidade do seu produto. Então, crie um plano de negócio que detalhe os valores e objetivos do seu negócio, para que fique claro para os colaboradores, fornecedores e clientes. Para ser a primeira opção do seu cliente e criar uma relação duradoura, é necessário ter personalidade e defender os ideais da sua empresa.
Quer mais dicas? Acesse nosso blog e leia artigos como este sobre como estruturar uma estratégia de vendas. Você vai gostar de saber também como será a relação dos clientes com o seu negócio no período pós-pandemia.