Tudo que você precisa saber sobre clima organizacional
Definição
Clima Organizacional é um conjunto de ideias e sentimentos que afetam a maneira como as pessoas se relacionam umas com as outras e com a organização.
Como identificar
Cada empresa possui um clima organizacional diferente que é definido pelas atitudes, valores, ambiente de trabalho, regras, incentivos. Tudo isso pode afetar positivamente, influenciando de forma satisfatória, em um ambiente favorável para o crescimento profissional, como também pode afetar negativamente, aumentando a rotatividade de funcionários.
Conheça abaixo quais são os três tipos de clima organizacional:
1 – Clima Organizacional Bom: É o que as empresas mais desejam. É um ambiente que propicia a retenção de novos talentos e atrai bons profissionais. Nesta situação, o trabalho é visto como algo prazeroso e os índices de ausência e de rotatividade são baixos.
2 – Clima Organizacional Médio: Neste nível, os colaboradores não apresentam tanto entusiasmo e nem se dedicam muito. Fazem o trabalho apenas para cumprir uma obrigação.
Assim que este clima é percebido, a empresa deve agir com rapidez, para analisar e compreender o que está causando a insatisfação, antes que a produtividade seja gravemente comprometida.
3 – Clima Organizacional ruim: Neste cenário o nível de descontentamento dos colaboradores é elevado. Em muitos casos, já estão procurando outra oportunidade para sair da empresa. Portanto, o desempenho dos colaboradores é baixo, eles enxergam a rotina do trabalho como um grande fardo, fazem críticas negativas e a imagem da empresa fica comprometida no mercado, como não sendo um bom lugar para se trabalhar.
Quando este clima organizacional é identificado, está na hora de formalizar um plano de ação, a fim de recuperar a confiança na empresa por parte dos trabalhadores.
Aplicação
Geralmente, a aplicação da pesquisa de clima organizacional é feita por meio de um questionário, com base nos objetivos da empresa.
Algumas empresas não possuem uma estrutura adequada para aplicação da pesquisa de clima organizacional. Assim sendo, focar em certos elementos, pode ser decisivo para a obtenção de um clima organizacional bom, como:
– Horário de trabalho, ambiente confortável, intervalos para descanso.
– Segurança, remuneração e benefícios, estabilidade.
– Socialização, liderança amigável, respeito.
– Reconhecimento, promoções.
– Autonomia, participação nas decisões.
Vantagens
São inúmeras as vantagens quando se faz a pesquisa de clima organizacional com regularidade, entre elas:
– Crescimento na motivação
– Diminuição da rotatividade
– Reflexos positivos no atendimento
– Maior entrosamento da equipe
Se houver disposição e conhecimento, simples atitudes para manter um bom clima organizacional podem ser colocadas em prática, sem a necessidade de altos investimentos financeiros. Desta maneira é possível manter a empresa atuando de modo satisfatório, eficiente e com alta lucratividade.
Kelly Ferreira – Relacionamento com o Cliente