Saiba como manter a confiança do consumidor com a alta dos preços
Não é novidade para ninguém, que com a crise econômica mundial causada pela pandemia do coronavírus, as altas dos preços de produtos e serviços é uma consequência natural e esperada pelo mercado. Porém, com menos dinheiro girando, já que segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) no Brasil a taxa de desemprego está na casa dos 13,3%, a alta nos preços faz com que os consumidores diminuam o volume de compras e optem por comprar apenas itens necessários. Para garantir o sucesso do seu negócio nesses tempos, é preciso investimento em ações que estimulem a confiança dos consumidores, que os façam escolher sua empresa.
Por isso, no artigo de hoje, você vai saber como manter a confiança do consumidor mesmo com a alta dos preços.
Por que os preços estão altos?
Como já citamos, a crise causada pela pandemia do coronavírus tem impactado o mercado e influenciado nos valores de produtos e serviços. Mas, existem outros fatores que também causam o aumento dos preços, como a alta na procura por itens que não tem ofertas suficientes disponíveis, que no caso do Brasil, está sendo ocasionado pela demanda externa. Ou seja, o Brasil está priorizando exportar seus produtos para outros países, diminuindo a oferta desses itens no mercado interno, o que causa a alta nos preços. Essa situação é causada principalmente pela alta do dólar e a desvalorização do real, o que estimula o mercado externo a comprar com o Brasil.
O que fazer?
Bom, uma coisa é fato, os supermercadistas não tem muito o que fazer em relação aos valores dos produtos que oferecem em seus estabelecimentos, já que a alta dos preços é resultado de um conjunto de fatores que não dependem de suas ações. Não é possível adquirir um produto em alta com os fornecedores e repassar para o cliente com um preço abaixo, se não você não terá lucro. A solução está em manter uma relação de confiança e proximidade, para fidelizar seus clientes. Veja algumas dicas.
Comunicação
Ouça seus clientes. Nesse momento, é muito importante que você mantenha canais de comunicação diretos com o seu público, para entender suas necessidades e criar proximidade. Prepare sua equipe para que ela possa atender as demandas dos clientes e possa solucionar problemas. A alta nos preços já é um fator que desmotiva o consumidor, porém, se ele tiver dificuldades em entrar em contato com sua empresa e ser ouvido, você pode ter certeza que irá perder um cliente.
Boas condições de compra
Você não pode fazer muita coisa para abaixar o preço dos produtos, mas pode oferecer boas condições de compra, para facilitar as coisas para os seus clientes. Priorize os fornecedores com os menores preços ou com as melhores condições, para que o impacto no preço final seja o menor possível. Ofereça descontos, realize ofertas de itens que não estão em alta e principalmente, disponibilize boas condições de pagamento, como parcelamentos.
Credibilidade
Muitos clientes, para além do preço, valorizam a confiança que a empresa passa. Por isso, é fundamental que o seu negócio transmita credibilidade para o cliente e que ele sinta confiança em consumir seus produtos, mesmo com a alta dos preços. Invista em um bom atendimento, em um ambiente agradável e confortável e mostre para o seu cliente que ele é a prioridade da sua empresa.
Esperamos que o post de hoje tenha ajudado de alguma forma você lojista a melhorar o relacionamento com seus clientes e a evitar que alta de preços prejudique o desempenho do seu negócio. Quer saber como ter um bom relacionamento com seus consumidores? Clique aqui e confira.