10 Dicas para aumentar as vendas do seu Hortifruti
Todo mundo gosta de ver um hortifruti bem organizado e colorido. Todos nós clientes amamos um hortifruti que encha os olhos e esse sem dúvida, é o departamento mais agradável de um supermercado. Causar esta impressão no seu cliente ao entrar na loja é muito desejável, pois pode reverte-se em vendas não somente para o departamento, mas também em outras categorias da loja.
O hortifruti é uma seção que requer muita atenção, porque está num grupo de produtos muito importantes atualmente em um supermercado, que são os produtos perecíveis. Esse grupo tende a representar entre 35% e 50% do faturamento em um supermercado, sendo uma grande fatia correspondente às vendas de hortifruti. Por isso, separamos 10 dicas para você aumentar o faturamento e a rentabilidade do seu hortifruti. Confira abaixo.
1- Qualidade
Produtos de qualidade no hortifruti são o cartão postal da loja, porque impactam o cliente. Sendo assim, é fundamental investir na compra e na inspeção da qualidade dos seus itens. Sempre busque trabalhar com produtos de primeira nessa seção, pois ainda que sejam mais caros, vão vender muito bem se estiverem com o preço correto. Em contraposição, produtos de segunda podem ser mais baratos, mas causam má impressão e geram muitas perdas por terem menos saída. Outra informação importante é que, mesmo que os itens de primeira sejam mais caros, o preço final não vai sofrer grande aumento, pois os produtos de hortifruti costumam ter um valor acessível em um modo geral.
2- Variedade
Invista na variedade de produtos nesta seção. Isto ajuda muito a fidelizar o cliente, pois ele sabe que pode ir à sua loja e encontrar o que procura. Encare as perdas decorrentes de produtos de primeira como um investimento na seção, isto porque naturalmente uma boa variedade, incluindo frutas de época ou que são novidade, ajudam a aumentar as vendas.
3- Organize o hortifruti em departamentos
Organizar os produtos separando por departamentos, deixa a seção bonita, evita perdas por conta da boa arrumação e facilita a vida do seu cliente para localizar o que deseja. Sendo assim, agrupe em seu layout os produtos em frutas, verduras, legumes, ovos, folhagens e castanhas, evitando misturar itens em seções diferentes.
4- Trabalhe itens em bandejas
Existem dois tipos de produtos embandejados: os que você compra já embalados e os que você embala em sua loja. Você deve trabalhar com os dois tipos pelos seguintes motivos:
Comprar produtos já embalados é uma boa alternativa para itens com pouca venda ou que são muito caros. Você pode comprar a quantidade exata que seu giro de vendas comporta, não sendo necessário comprar uma caixa inteira do produto.
Embalar produtos na loja ajuda a reduzir as perdas, visto que produtos que apresentam apenas uma parte danificada ou “passada”, podem ser reaproveitados. Basta retirar a parte danificada ou ruim e embalar a parte boa. Um bom corte da fruta, a refrigeração ou a facilidade de consumo aumentam a venda da seção.
5- Faça as compras direto no CEASA
Talvez o item mais importante desta lista sejam as compras. Essa atividade está diretamente ligada a qualidade e ao preço dos itens e, por este motivo, a terceirização da compra deve ser evitada a qualquer custo. Ou seja, se você mesmo não puder ir, deve ao menos ter um colaborador de sua confiança para desempenhar essa função.
Ir aos centros de distribuição para comprar estes produtos te ajuda a conseguir melhores preços, qualidade, frutas da época e ainda te ajuda a entender como funciona esse setor com mais clareza, criando base para ter melhores resultados. Dica, vá cedo, bem cedo… assim você pega os melhores preços e mercadorias.
6- Processe legumes e verduras
Como falamos no tópico quatro, faça o reaproveitamento de legumes e verduras para reduzir a sua perda. Isto é, processando e embalando itens que estão bons para consumo, mas já não apresentam um bom aspecto para venda direta. Processar estes itens basicamente é agregar valor, vendendo facilidade. Por exemplo, um abacaxi está com uma parte ruim, descasque-o, corte-o, coloque em bandeja com papel filme e venda-o gelado. Você recupera um produto, agrega valor a ele com uma margem maior e deixa sua loja sofisticada. Use sua criatividade, venda saladas prontas, legumes picados, etc.
7- Acompanhe os preços dos concorrentes
Não durma no ponto, itens de hortifruti mudam muito de preço dependendo de condições climáticas ou demandas de época. Então para não ficar com preço desatualizado, sempre pesquise preços de pelo menos dois concorrentes, dia sim e dia não e analise se vai ajustar algum preço na sua loja. Se algum item do concorrente estiver mais caro que o seu, suba um pouco o seu preço, mas deixando alguns centavos mais barato. Assim você continua competitivo e ganhando um pouco mais do que antes. Se estiver mais barato que os seus preços, veja se dá conta de acompanhar e modifique, caso contrário, procure não ficar muito distante do valor.
8- Faça promoções diárias e semanais
Os itens perecíveis em geral, de padaria, de hortifruti e de açougue, são o que trazem os clientes diariamente à sua loja. Então faça promoções diárias com menos itens e semanais, terça e quarta “verde”, por exemplo, com mais itens. O cliente se acostuma sempre a ver promoções nesta seção da sua loja e fixa em sua mente que sempre deve até ela, porque o preço é bom. Perceba que disse que o preço é bom e não que o preço é barato, isso se chama preço justo e não dar de graça.
9- Invista em orgânicos
Pessoas hoje consomem saúde, seja através de academias, dietas ou tratamentos alternativos. Com a alimentação isso não é diferente. Frutas, legumes e folhagens sempre são associados a uma boa alimentação, por isso, invista em produtos orgânicos e coloque em destaque na seção, assim você atrairá um público muito fiel para sua loja.
10- Faça uma lista de reposição diária
Evite comprar a olho, simplesmente tirando as faltas dos produtos na seção, para isso utilize um sistema ERP ou ao menos uma lista impressa com todos os itens que você vende na seção e com estoque atualizado. Isto evita que se esqueça de algum item causando ruptura ou compra em excesso.
Fonte: Diário do Varejo
Post: https://www.diariodovarejo.com.br/post/10-dicas-para-aumentar-as-vendas-do-seu-hortifrut