Entenda como reduzir os custos na logística
Toda empresa com uma boa gestão procura pela redução de custos nos processos internos, para melhorar o seu lucro. Alguns setores fundamentais para os negócios, demandam alto custo para manutenção e funcionamento e a logística é um deles. Os processos desse setor tornam possíveis que o seu cliente tenha disponível uma boa estrutura e qualidade no atendimento. Com as empresas enfrentando uma fase difícil e um período de crise econômica, reduzir custos se tornou uma obrigação que pode fazer diferença no balanço final. A logística é um setor complexo, mas que com um bom planejamento, permite a otimização e a economia em alguns processos.
Por isso, no post de hoje, vamos te dar dicas para você reduzir os custos com a logística na sua empresa.
O que é logística?
Logística é uma operação agregada a ações que envolve todas as atividades de planejamento, aquisição e distribuição dos produtos de uma empresa, com o objetivo de garantir a qualidade e eficiência no controle do estoque. Essa área envolve o conhecimento de vários departamentos, como tecnologia, estatísticas, manutenção e marketing. Todo negócio demanda planejamento para conseguir atender as demandas dos consumidores e a logística atua exatamente na organização de processos, desde o momento da compra dos produtos até o consumo final.
Quais os gastos com logística?
Os custos de uma empresa com logística passam por todas as atividades que envolvem o processo de compra dos produtos com fornecedores, o estoque e manutenção desses itens e a chegada deles na loja para a venda. Essas atividades contam com a pesquisa de preços para selecionar os melhores fornecedores, o correto armazenamento dos produtos, o controle de estoque para evitar perdas, materiais e equipamentos para a manutenção e deslocamento dos itens do estoque e o transporte dos produtos para a loja. Além desses gastos, é preciso investir em uma equipe de logística qualificada, que melhore os processos para sua empresa.
Como reduzir esses custos?
Existem algumas ações, que quando bem implantadas, reduzem os gastos da sua empresa com logística e impactam positivamente no seu lucro, sem perder a eficiência. Separamos algumas dicas que podem ajudar seu negócio a diminuir os gastos.
Tenha planejamento
O primeiro passo para cortar gastos é se planejar. Quem se prepara, consegue manter a qualidade da operação, sem comprometer os processos. Crie um plano para a redução de gastos, que contenha todas as atividades da logística detalhadas. Partindo desse ponto, é possível identificar pequenas ações que podem ser cortadas ou reduzidas, como a economia de materiais, a definição da quantidade exata que se deve adquirir de um produto ou a adaptação da sua estrutura para otimizar o armazenamento. Essas estratégias têm um impacto positivo no seu lucro e não influenciam na qualidade das suas operações internas.
Invista em tecnologia
Automatizar os processos da logística é uma estratégia inteligente e econômica. Com a tecnologia, você diminui as chances de erros nos processos e pode reduzir seu quadro de funcionários. Muitas ações em que seriam necessárias duas ou três pessoas para serem realizadas, podem ser feitas por equipamentos e softwares. Além disso, com a tecnologia, é possível integrar os setores e ter o controle total de todos os processos, facilitando a identificação de erros. Com um sistema ERP, você integra funções, tem todas as informações da logística disponíveis em um mesmo espaço e pode analisar os resultados das ações implementadas.
Equipe qualificada
Ter uma boa equipe é fundamental para manter e desenvolver boas práticas no setor de logística. É preciso ter disponível colaboradores qualificados, que irão trabalhar para identificar falhas e ações desnecessárias no processo. Invista em treinamentos e em um bom líder, que consiga conduzir a equipe para uma rotina que preserve seus produtos e melhore as ações internas.
Por isso, a logística deve ser um processo que recebe atenção no seu negócio, garantindo que as estratégias de redução de custo tragam benefícios, de acordo com as necessidades da sua empresa. É sempre bom estar à frente e planejar ações para melhorar o desempenho dos setores internos. Gostou das dicas? Então, aproveite para ler também o artigo com 7 dicas para atingir a saúde financeira da sua empresa.