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Marketing

Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento

27 de abril de 2021 by Departamento de Marketing

Uma sinalização adequada no supermercado pode ajudar os clientes a localizar os produtos desejados, sem a necessidade de ajuda de colaboradores e evitando que se percam as vendas de produtos que não foram localizados, porque o cliente estava apressado ou impaciente.

Fazer a sinalização não é algo difícil. Na verdade, nem mesmo exige grandes investimentos. Isso porque, com poucos recursos é possível transformar o ambiente, seja com cartazes, placas, iluminação e etc. Preparamos para você um guia rápido para te ajudar a melhorar a sinalização dos pontos de venda na sua loja.

Escolha de cor

É possível escolher uma cor diferente para cada setor de produtos ou até mesmo utilizar uma estratégia mais sofisticada, como levar em consideração a psicologia das cores para atrair a atenção de seus clientes. Isso porque nosso cérebro reage de maneiras diferentes às informações visuais captadas e as cores são capazes de gerar emoções positivas ou negativas. Um bom exemplo é a confecção de cartazes que anunciam promoções em tons de vermelho, cor que desperta confiança e chama a atenção do consumidor. Já o laranja é estimulante e pode se encaixar perfeitamente próximo de produtos destinados às compras por impulso. Também há significado quando as cores são associadas entre si. Por exemplo, o amarelo junto ao vermelho desperta a sensação de fome. Essa combinação pode ser interessante de ser usada para sinalizar produtos prontos para consumo.

Boa iluminação

É fato que um ambiente mal iluminado pode prejudicar consideravelmente suas vendas, pois transmite uma sensação negativa e dificulta a visualização dos produtos nas gôndolas. Por isso, durante a escolha do ponto comercial, é importante avaliar se existe a incidência de luz natural no ambiente — o que pode gerar economia — e se a localização e a quantidade de lâmpadas e luminárias é suficiente.

De qualquer jeito, você precisa garantir que o local seja totalmente iluminado, especialmente no período noturno. O cliente deve conseguir transitar pelos corredores de maneira confortável, localizando com rapidez tudo o que precisa. A iluminação é capaz de construir toda a atmosfera da loja, ajudando a atrair o interesse dos clientes. 

Exposição dos preços 

Com certeza uma das coisas mais chatas para o consumidor é se interessar pelo produto e não saber o preço. É relativamente comum essa situação nos mercados, mas é um problema a ser evitado a qualquer custo. Isso porque os preços estão entre os fatores que mais influenciam a decisão de compra e apresentá-los de forma clara é crucial. Diante disso, é importante que os cartazes de preços devem ser de fácil identificação e com informações objetivas, como o nome do produto e seu preço. Vale ressaltar ainda que as fontes dos cartazes devem ter um tamanho que possa identificar o produto e o valor de qualquer distância dentro do supermercado.

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