Confira o que é atacarejo e saiba mais sobre esse mercado!
Os modelos de vendas tradicionais têm sofrido diversas alterações para conseguirem acompanhar o novo comportamento dos consumidores. Por isso, para saber o que é atacarejo, você precisa entender primeiro essa nova realidade.
Fica evidente que as mudanças em seus padrões de negócios são fundamentais para as empresas crescerem de maneira saudável. Foi por isso que surgiu uma nova modalidade de comercialização de produtos: o atacarejo, uma forte tendência de mercado.
Preparamos este artigo para você entender de uma vez por todas o que é atacarejo. Também vamos explicar como está esse mercado, quais as oportunidades de negócios e as vantagens e desvantagens do atacado e do varejo. Confira!
O que é atacarejo?
A expressão vem da união das palavras atacado e varejo. A primeira é quando se compra muitas unidades de um item de uma só vez — um fardo de água mineral, por exemplo. No caso da segunda, há a aquisição de unidades avulsas de determinado produto — leva-se apenas algumas garrafas daquele fardo.
O atacarejo surgiu da junção dos dois conceitos, então ele mescla as duas modalidades de negócio. Da mesma forma que acontece no atacado, o produto é oferecido a um preço baixo. Nesse sentido, é muito vantajoso tanto para os empreendedores quanto para os clientes comuns.
Como está esse mercado?
De acordo com a Infomoney e dados da consultoria Nielsen, as lojas do varejo alimentar com o formato hipermercado tiverem queda de 6,4% na quantidade de produtos vendidos em 2018. Enquanto isso, conforme aponta a mesma fonte, o crescimento do atacarejo foi de 12,8%.
Vale destacar que a distribuição de vendas em 2018 foi bastante diferente entre os diversos tipos de loja, apesar de o setor de supermercados no geral tenha visto sua receita crescer. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revelou que o faturamento do setor aumentou 2,07%.
A evolução do formato atacarejo é indiscutível. Segundo a Nielsen, os brasileiros foram conquistados por essas lojas no auge da crise econômica, e são elas que apresentam maior crescimento no quesito volume de vendas.
Quais as oportunidades de negócios geradas com o atacarejo?
Ainda com base no que diz a consultoria Nielsen, o atacarejo vai seguir com a onda crescimento. Isso porque as empresas indicam que vão continuar a investir na abertura de novas lojas com esse modelo. Diante disso, a expectativa é que, com o aumento da disponibilidade de renda das famílias, o formato acelere sua expansão.
Conforme considerações de João Sanzovo Neto, presidente da Abras, pouco a pouco as marcas do setor têm renovado seus formatos de loja, a fim de ajustá-los às preferências do consumidor atual. Ele acredita que, com o avanço da economia no Brasil, até mesmo o modelo hipermercado (que mais perdeu espaço para o atacarejo) pode se reerguer.
O dirigente da Abras também frisa que algumas empresas já estão atualizando os hipermercados com a redução dos espaços de venda e com a transformação da área excedente para uso em outras finalidades. Para ele, a tendência é que o atacarejo continue crescendo com o tempo.
Quais as vantagens e desvantagens do atacado e do varejo?
A seguir, vamos apontar alguns pontos positivos e negativos do atacado e do varejo para que você possa comparar esses dois modelos ao atacarejo, até porque ele consiste na junção de ambos. Acompanhe!
Vantagens e desvantagens do atacado
De acordo com o cenário apresentado, podemos concluir que a maior vantagem de realizar compras no atacado é conseguir o valor bem mais baixo. No entanto, quando analisada mais a fundo, essa modalidade ainda é capaz de oferecer alguns outros benefícios.
Por meio de parcerias mais duradouras, é possível negociar condições de pagamentos e bons preços, principalmente ao considerarmos que as compras são realizadas em quantidades maiores. Além disso, no atacado há uma preocupação menor com a falta de determinado item em estoque, fator que viabiliza um planejamento mais eficiente.
Por sua vez, as desvantagens estão ligadas justamente à quantidade adquirida de uma mesma mercadoria. Observe: caso o item não tenha uma vida útil ou durabilidade muito longa, ele se desgasta com o tempo e perde valor. Isso sem mencionar os gastos com a estrutura de estoque necessária para armazenar esse produto.
Vantagens e desvantagens do varejo
O varejo tem como grande atrativo a diversificação de produtos. Assim sendo, a modalidade permite que o cliente escolha entre marcas e modelos variados para um mesmo item, de forma que atenda seu interesse, visto que o varejo não realiza vendas em grandes quantidades.
Outro benefício é a flexibilidade, pois a negociação é mais simples se comparada ao atacado. Portanto, é mais fácil para o consumidor entrar em acordo acerca de prazos de entrega, descontos e parcelamentos. Além disso, o varejo é visto como a melhor saída para o caso de mercadorias cujo estoque não é desejável ou aconselhável.
Obviamente, as desvantagens ficam por conta dos valores cobrados. Dessa forma, cada item comercializado no varejo carrega em seu preço:
- custo de fabricação;
- transporte do atacado para o varejo;
- encargos pagos por ambos;
- aluguel;
- contas de consumo dos estabelecimentos.
Ou seja, não há nem como chegar a valores próximos aos praticados por empreendimentos atacadistas.
Por que apostar no atacarejo?
Vale a pena apostar nessa tendência porque é um formato de negócio que oferece seus produtos com dois preços diferentes: um mais em conta, para compras em maiores quantidades; e outro mais alto, para compras em menor volume. Assim, consegue atender aos mais diversos interesses.
Além disso, tanto as empresas quanto os clientes em geral estão em busca de novas possibilidades. Por esse motivo, é necessário se adaptar e encontrar outros meios de atender aos novos costumes, mas sem perder receita ou abrir mão de garantir bons resultados.
Agora que você aprendeu o que é atacarejo e que esse modelo se encontra em uma grande crescente, considere a sua implantação. Pode ser o que a sua empresa precisa para ampliar o volume de vendas e se destacar no mercado.
Se você gostou deste artigo, assine agora mesmo nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as novidades do blog!