Confira 3 principais KPIs de compras que você não pode perder
KPI significa Key Performance Indicators, também chamado de indicadores-chave de performance ou indicadores de desempenho. Essa é uma ferramenta de business intelligence que tem por finalidade ajudar no monitoramento e manutenção das metas dos setores de compras.
Com efeito, indicará se a sua corporação está efetivamente cumprindo tudo o que foi planejado ou se precisa melhorar algum ponto da gestão para alcançar bons resultados. Além disso, essa ferramenta ajudará a acompanhar os processos da empresa e otimizará a área. Pensando nisso, preparamos este post para listar os 3 principais KPIs de compras. Continue a leitura e confira!
Quais as principais KPIs de compras que não se pode deixar de acompanhar?
A partir de agora, você vai conhecer os principais indicadores de desempenho para otimizar os processos do seu empreendimento.
1. Custo por pedido
Quando as compras feitas são em grande quantidade, fica menos difícil fazer descontos e dar longos prazos para o pagamento, não é mesmo? Porém, se você realiza pequenos pedidos, o poder de negociação cairá notoriamente.
Logo, é de suma importância calcular o custo de cada pedido para poder utilizar o indicador financeiro, que mostrará se a sua corporação está gastando além do necessário. Para realizar esse cálculo, você tem que dividir o montante gasto durante todo o mês pela quantidade de pedidos que foram realizados no empreendimento.
2. Prazo médio de pagamento
Seja no setor varejista, de serviços ou industrial, as vendas à prazo são uma realidade para a grande parte das corporações. Entretanto, no caso de quem necessita adquirir insumos para revender ou para produzir, as parcelas acabam afetando o setor financeiro.
Pense o seguinte: você adquiriu um lote de TVs para revender e fecha o negócio em um pagamento parcelado de 3 vezes. Porém, na loja, você pode parcelar em até 10 vezes para o consumidor. Logo, o seu faturamento acaba sendo diluído com o passar do tempo, uma vez que terá de pagar o fornecedor antes de receber o valor total a ser pago pelo cliente.
Essa dinâmica faz com que seja um dos principais KPIs do setor de compras. Para saber o indicador, basta somar todos os valores devidos aos fornecedores e dividir pelo valor total de compras realizadas durante o período a ser analisado. Após isso, multiplique o valor obtido por 365 (quantidade de dias do ano).
3. Lead time
Chama-se de lead time o tempo decorrido entre a finalização de um pedido realizado e a entrega do produto ou serviço. Esse fator faz parte dos principais KPIs de compras que a sua instituição empresarial deve acompanhar! Por exemplo, uma indústria necessita de um lead time bem curto para que possa conseguir repor as mercadorias sem precisar parar a produção.
Fazendo isso, independentemente do porte da sua empresa, você terá uma maior capacidade de entrega, otimizará o espaço destinado à armazenagem e, consequentemente, obterá lucros maiores e uma melhor competitividade no mercado.
Finalizando, para mensurar os resultados e definir as mudanças que serão necessárias, basta ter disposição para realizar as mudanças e fazer um preparo eficiente dos fornecedores a fim de suprir as suas demandas e necessidades. Também não se esqueças dos 3 principais KPIs de compras para acompanhar os resultados.
Gostou do nosso post? Então veja também o que você precisa saber para começar uma gestão de compras!
Comment