Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
Planejamento Estratégico

Confira 3 principais KPIs de compras que você não pode perder

12 de setembro de 2019 by Departamento de Marketing

KPI significa Key Performance Indicators, também chamado de indicadores-chave de performance ou indicadores de desempenho. Essa é uma ferramenta de business intelligence que tem por finalidade ajudar no monitoramento e manutenção das metas dos setores de compras.

Com efeito, indicará se a sua corporação está efetivamente cumprindo tudo o que foi planejado ou se precisa melhorar algum ponto da gestão para alcançar bons resultados. Além disso, essa ferramenta ajudará a acompanhar os processos da empresa e otimizará a área. Pensando nisso, preparamos este post para listar os 3 principais KPIs de compras. Continue a leitura e confira!

Quais as principais KPIs de compras que não se pode deixar de acompanhar?

A partir de agora, você vai conhecer os principais indicadores de desempenho para otimizar os processos do seu empreendimento.

1. Custo por pedido

Quando as compras feitas são em grande quantidade, fica menos difícil fazer descontos e dar longos prazos para o pagamento, não é mesmo? Porém, se você realiza pequenos pedidos, o poder de negociação cairá notoriamente.

Logo, é de suma importância calcular o custo de cada pedido para poder utilizar o indicador financeiro, que mostrará se a sua corporação está gastando além do necessário. Para realizar esse cálculo, você tem que dividir o montante gasto durante todo o mês pela quantidade de pedidos que foram realizados no empreendimento.

2. Prazo médio de pagamento

Seja no setor varejista, de serviços ou industrial, as vendas à prazo são uma realidade para a grande parte das corporações. Entretanto, no caso de quem necessita adquirir insumos para revender ou para produzir, as parcelas acabam afetando o setor financeiro.

Pense o seguinte: você adquiriu um lote de TVs para revender e fecha o negócio em um pagamento parcelado de 3 vezes. Porém, na loja, você pode parcelar em até 10 vezes para o consumidor. Logo, o seu faturamento acaba sendo diluído com o passar do tempo, uma vez que terá de pagar o fornecedor antes de receber o valor total a ser pago pelo cliente.

Essa dinâmica faz com que seja um dos principais KPIs do setor de compras. Para saber o indicador, basta somar todos os valores devidos aos fornecedores e dividir pelo valor total de compras realizadas durante o período a ser analisado. Após isso, multiplique o valor obtido por 365 (quantidade de dias do ano).

3. Lead time

Chama-se de lead time o tempo decorrido entre a finalização de um pedido realizado e a entrega do produto ou serviço. Esse fator faz parte dos principais KPIs de compras que a sua instituição empresarial deve acompanhar! Por exemplo, uma indústria necessita de um lead time bem curto para que possa conseguir repor as mercadorias sem precisar parar a produção.

Fazendo isso, independentemente do porte da sua empresa, você terá uma maior capacidade de entrega, otimizará o espaço destinado à armazenagem e, consequentemente, obterá lucros maiores e uma melhor competitividade no mercado.

Finalizando, para mensurar os resultados e definir as mudanças que serão necessárias, basta ter disposição para realizar as mudanças e fazer um preparo eficiente dos fornecedores a fim de suprir as suas demandas e necessidades. Também não se esqueças dos 3 principais KPIs de compras para acompanhar os resultados.

Gostou do nosso post? Então veja também o que você precisa saber para começar uma gestão de compras!

  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

Como adaptar sua empresa para o coronavírus?

8 de outubro de 2020

BI – Tenha a sua empresa na palma da mão

17 de janeiro de 2019

Manual NFC-e: O guia definitivo sobre o assunto!

1 de abril de 2019

Comment

  • Pingback: 4 dicas para aumentar as vendas de final de ano do seu supermercado - Conexão Linear

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Gerenciamento por categorias: como fazer?
    20 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados