Confira 7 dicas para a Black Friday
Se existe uma data que impacta positivamente as venda no varejo é a Black Friday. O termo Black Friday surgiu nos anos 90, na Filadélfia nos Estados Unidos, para marcar o início das vendas do período natalino, que começam depois do tradicional feriado americano a Ação de Graças. No Brasil, a Black Friday só começou a ter força em 2010, quando 50 lojas nacionais participaram da ação, feita totalmente online. Em 2019, o faturamento com vendas online na Black Friday bateu 3,2 bilhões de reais, uma alta de 103% em relação a 2018, segundo a empresa de pesquisa de mercado Ebit Nielsen.
Nesse ano, a Black Friday acontece no dia 27 de novembro, em meio a pandemia do coronavírus e os protocolos para garantir a segurança de todos devem ser seguidos pelas lojas. Essa é uma data muito importante para o varejo, que marca um aumento significativo das vendas de fim de ano, podendo influenciar em maior lucro para a sua empresa. Por isso, no artigo de hoje, vamos te dar sete dicas para a Black Friday.
Divulgação
Divulgar sua marca e as promoções da Black Friday é fundamental para o seu sucesso de vendas. Com todo o mercado envolvido e investindo nessa data, sua empresa precisa se destacar e estar no radar do público. Desenvolva com antecedência uma campanha de divulgação nas redes sociais, com os produtos que estarão em promoção e as vantagens de comprar na sua loja. Essa é a melhor forma de gerar engajamento e fazer com que os consumidores escolham sua empresa.
Ofertas
Como já citamos anteriormente, divulgar suas ofertas é um passo importante. Mas, para isso, é preciso se planejar e definir de forma consciente quais serão os produtos que entrarão em promoção e quais os valores desses itens. A maior reclamação dos consumidores é que durante o Black Friday, muitas empresas promovem falsas ofertas. Pesquise o mercado e determine preços que sejam vantajosos para você e seus clientes, já que essa é uma data criada para estimular uma baixa nos preços.
Controle do estoque
Tenha total controle do seu estoque e esteja preparado para o aumento das vendas. Muitos negócios decidem participar da Black Friday, mas não fazem um planejamento de estoque e acabam atrasando as entregas ou não tendo o produto disponível para venda. Faça um levantamento do seu estoque e defina uma média de quantos produtos serão vendidos nessa data, baseado em pesquisa de mercado e invista em uma quantidade que cubra a demanda e não te deixe na mão.
Atendimento
O atendimento é outro ponto fundamental para o sucesso da sua empresa na Black Friday. Invista em oferecer uma experiência de compra positiva para os seus clientes e facilite esse processo. O que os consumidores procuram nessa data é fácil acesso as informações dos produtos e sobre as condições de pagamento. Por isso, é importante investir em diferentes canais de comunicação, com colaboradores que estejam preparados para otimizar o atendimento e conduzir o cliente para finalizar a compra.
Prepare sua equipe
Tanto para as vendas onlines ou físicas, é necessário ter uma equipe treinada e preparada. Essa é uma data com um aumento grande nas vendas e o fluxo de consumidores ativos é alto. Então, realize um treinamento especial com sua equipe, desenvolvendo um protocolo de atendimento específico para a Black Friday, que atenda as necessidades dos clientes, com funcionários preparados para a movimentação do período.
Invista no e-commerce
Como citamos na introdução, com a pandemia do coronavírus, a Black Friday este ano será diferente. As empresas terão que se adequar aos protocolos de distanciamento social, para garantir a segurança dos seus clientes. Por isso, é fundamental que seu negócio invista em uma boa estrutura para a modalidade do e-commerce e ofereça essa opção para o consumidor. Com as vendas online em alta, com toda certeza, na Black Friday o e-commerce será a primeira opção de compra de muitos clientes.
Trace um objetivo
Com os dados dos anos anteriores e com as expectativas de vendas do mercado para esse ano, trace um objetivo de venda para o seu negócio. Trabalhar com uma estimativa é importante para você traçar uma linha de investimento para a data e preparar seu negócio de forma adequada, além de criar uma meta.
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