Marketing sensorial: você conhece bem?
O Marketing sensorial é uma estratégia de atração, que utiliza dos cinco sentidos humanos, visão, olfato, audição, paladar e tato, para estimular e despertar o interesse dos consumidores. Pode parecer que não, mas cada um desses sentidos influência na decisão e experiência do cliente e por isso, devem ser usados a favor do seu negócio. O ser humano é movido por estímulos e sensações, que podem ser usados pelo marketing como parte de uma estratégia de atração.
Então, no artigo de hoje, vamos entender como esses sentidos atuam na consciência humana e como eles podem auxiliar na fidelização e aumento das vendas da sua empresa.
Como atuam os cinco sentidos no marketing?
Sabe quando a gente ouve uma música ou come alguma coisa que lembra um lugar, pessoa ou sensação? Esses sentimentos nostálgicos são muito importantes na construção da nossa história e personalidade. No seu negócio, você pode usar a estratégia do marketing sensorial, para criar esse tipo de experiência e identificação com o seu cliente. Saiba como utilizar cada um dos cinco sentidos humanos, para beneficiar as vendas da sua empresa.
Visão
Talvez dos cinco sentidos, a visão seja a mais fácil de explorar, já que a própria organização das gôndolas e o ambiente da sua loja, é um atrativo para o consumidor. Todos os elementos visuais como cartazes de promoção, placas indicativas, decoração e a disposição dos produtos, devem ser pensados para chamar a atenção. No varejo, as cores também devem ser usadas, para associação de itens. Use imagens para promover sua marca e criar identificação.
Olfato
O olfato é um sentido muito poderoso, que pode definir se um ambiente é ou não agradável. Odores podem ser um atrativo, mas também podem ser um incômodo. Então, além de manter a sua loja com um cheiro adequado para o espaço, invista nos aromas dos seus produtos, para motivar o consumo do cliente. Uma estratégia muito usada nos supermercados são as famosas amostras, como por exemplo o café, que tem um cheiro atraente e pode incentivar o consumidor.
Audição
Música ambiente é sempre um atrativo. As canções têm muito poder sobre o humor e os hábitos das pessoas. Quando o cliente vai comprar algo, quer ter a melhor experiência possível e o som pode ajudar a tornar menos monótona essa atividade. Mas, não basta apenas colocar uma playlist qualquer. Analise seu público-alvo e escolha as músicas de acordo com suas características e horários do dia (manhã, tarde e noite).
Paladar
O paladar pode ser bem explorado por supermercados e padarias. Clientes, muitas vezes, não se sentem seguros em adquirir novos produtos, por não terem certeza da qualidade. No caso de bebidas e alimentos, a estratégia de oferecer degustações aumenta as chances de vendas e propõe uma experiência diferente.
Tato
Os consumidores geralmente tem a necessidade de tocar e sentir os produtos. Ter um bom layout nos pontos de venda é o primeiro passo para gerar esse interesse. Itens com formatos e cores chamativas, com certeza fazem com que os clientes queiram pegar, para sentir a textura e o peso. Existem certos tipos de alimentos como as frutas, que precisam serem pegas para indicar se estão boas para consumo e é aí que o cliente atesta a qualidade dos seus produtos.
Esperamos que com o post de hoje, você possa ter entendido um pouco mais sobre essa grande oportunidade de proporcionar a melhor experiência para o seu consumidor. Quer aprender mais sobre estratégias de marketing para a fidelização de clientes? Acesse este post e descubra o que é Shopper Marketing.
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