Conexão Linear
Conexão Linear
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
  • ERP
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Linear Sistemas
  • Materiais Gratuitos
Vendas

Vendas de itens de beleza e higiene teve aumento na pandemia

1 de abril de 2021 by Departamento de Marketing

Apesar da crise econômica desencadeada pela pandemia de Covid-19, as vendas de produtos de beleza e higiene tiveram alta. Desde o repentino e cotidiano álcool em gel, até os sabonetes, papel higiênico e lenços de papel, principalmente os itens que aliam à sua utilidade a função antibactericida.

O fato que gerou esse resultado foi a preocupação aumentada com os cuidados com a higiene, principal forma de prevenção contra o vírus. Essa realidade rapidamente refletiu nos hábitos de consumo dos brasileiros e, até mesmo produtos já existentes no mercado ganharam novas versões e diferentes utilidades, como é o caso do álcool em gel, antes utilizado somente para limpeza doméstica. Com a alta demanda, ganhou variedade de formas, embalagens, componentes aliados (como hidratantes naturais) e até componentes irrelevantes contra o vírus, porém atrativos ao consumidor, como é o caso das fragrâncias.

Para além da proteção contra o vírus, outros produtos tiveram aumento, na seção de beleza e perfumaria. Isso ocorreu porque muitos dos itens encontrados nessas seções eram comumente comprados pelo serviço de porta em porta, vendidos em catálogos ou revistas. Porém, com o fechamento de comércios e serviços não essenciais, esta forma de aquisição perdeu ainda mais força, passando a migrar para a forma de autosserviço, isto é, quando o cliente não precisa mais de um vendedor para indicar produtos ou intermediar a venda, basta escolher o produto na prateleira do mercado, que por ter caráter essencial, não foi fechado.

Vale notar que apesar de passados mais de doze meses desde o início da pandemia, ela ainda não acabou. Muitos estados brasileiros estão em lockdown, funcionando apenas com serviços essenciais e com diversas restrições. Com os mercados ainda abertos, este se tornou o local central de compras dos brasileiros e é necessário que o setor dê conta de suprir essa demanda e que aproveite a lucratividade que este momento pode oferecer, não pelo aumento abusivo dos preços, mas sim pelo aumento natural do público que agora compra produtos de beleza, higiene e perfumaria somente em supermercado.

Por mais que seja uma migração forçada do público que agora tem que comprar os itens em um mercado ou farmácia, este é o momento perfeito para se adaptar e absorver essa demanda para que o público se fidelize mesmo após o término da pandemia. Inclusive, a expectativa da L’Oréal é de que o segmento de cuidados faciais cresça o dobro em função de fortes investimentos em mídia e em inovações que visam dar maior acesso a essa categoria.

Para que as vendas cresçam e aconteçam, é necessário observar dois pontos. O primeiro é a variedade de produtos ofertada e o segundo é a exposição destes produtos. Para aplicar a variedade adequada, lembre-se que esse público que migrou veio de uma realidade de diversas ofertas de marcas e variações de um mesmo produto. Por isso, não deixe a desejar e ofereça uma quantidade de marcas e de respectivas variações de produtos que sejam adequadas ao porte do seu negócio e ao espaço físico que possui. Se for possível, por exemplo, oferecer mais do que três marcas de sabonetes, cremes hidratantes e desodorantes, o seu cenário já se aproxima do ideal. Porém, se o seu cliente tiver que complementar suas compras com a seção de perfumaria básica de uma farmácia vizinha, existe uma incompletude no seu mix.

Quanto ao segundo ponto, sobre exposição dos itens, a regra também é considerar seu espaço físico disponível para este fim, além de levar em conta costumes do varejo para estas seções, como a utilização de iluminação entre as prateleiras e de espelhos no setor de perfumaria. Considere também expor nos PDV’s itens com maior margem e giro e, se possível, aqueles de caráter essencial neste cenário de pandemia, como é o caso do cotidiano álcool em gel e de demais itens antibactericidas.

  • facebook
  • twitter
  • google plus
  • pinterest

Você vai gostar destes conteúdos!

O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos

29 de abril de 2021

Fatores que incentivam a compra online

15 de abril de 2021

Dicas para te ajudar a enfrentar o coronavírus no supermercado

31 de março de 2020

Deixe um comentário Cancelar resposta

Últimos publicados
  • O que é controle fiscal e quais os principais cuidados para atingir os objetivos
    29 de abril de 2021
  • Como sinalizar os pontos de venda no estabelecimento
    27 de abril de 2021
  • Como fazer a escala de folga dos funcionários
    22 de abril de 2021
  • Gerenciamento por categorias: como fazer?
    20 de abril de 2021
  • Encante o cliente ao modo Disney
    19 de abril de 2021
Categorias
  • Compras
  • ERP
  • Estoque
  • Financeiro
  • Fiscal e Tributário
  • Gestão
  • Inovação
  • Marketing
  • Materiais Gratuitos
  • Planejamento Estratégico
  • Tendências
  • Vendas
Linear Sistemas
A Linear Sistemas, desde 2002, desenvolve soluções em Gestão Empresarial e Automação Comercial através de software eficiente e eficaz, focado em Supermercados e Padarias.
Matriz | Belo Horizonte

Av. Altamiro Avelino Soares 342 - Castelo. Belo Horizonte, Minas Gerais. 31330-000

(31) 2511.3131


WhatsApp Comercial
(31) 98498.9935
Unidade de Negócio | Montes Claros

Rua Pires Albuquerque, 157 - Centro. Montes Claros, Minas Gerais. 39400-057.

(38) 2101.1029
Unidade de Negócio | Brasília

Quadra 205, Lote 01 - Ed. Quartier Center, sl. 303 - Águas Claras. Brasília, DF. 71925-000.

(61) 4042.1746
Unidade de Negócio | Vitória

Av. Gelu Vervloet dos Santos, 500, sl. 1304 - Camburi. Vitória, ES. 39400-057

(27) 3180.0314
Unidade de Negócio | Pernambuco

Av. Samuel Mac Dowell, 20 - Jardim Primavera Camaragibe - Pernambuco. 54753-685.

(81) 3076.0011 | (81) 3088.2318 | (81) 99922.9225
Linear Sistemas | Todos os direitos reservados